O perfil dos novos integrantes da cúpula da Segurança

Servidores foram escolhidos conforme critério de meritocracia e trajetória profissional

Postado em: 07-02-2023 às 08h00
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: O perfil dos novos integrantes da cúpula da Segurança
Servidores foram escolhidos conforme critério de meritocracia e trajetória profissional. | Foto: Reprodução

Durante o anúncio dos nomes, realizado no Palácio das Esmeraldas, o governador, Ronaldo Caiado (UB) destacou que o Governo utilizou os critérios de meritocracia e trajetória profissional para as escolhas. No primeiro escalão, André Ganga é o novo delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), sucedendo Alexandre Lourenço no cargo. 

Na Polícia Técnico Científica, Ricardo Matos é o novo superintendente em substituição a Marcos Egberto. Já na Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, as mudanças foram em cargos de subcomandante e gerentes. Confira abaixo um resumo das competências e experiências reunidas por cada um dos técnicos. 

André Ganga, delegado-geral da PCGO

Formado em Direito e Administração de Empresas, com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, André Gustavo Corteze Ganga entrou na PCGO em 2004, atuando inicialmente em Caldas Novas, no Sul goiano. Foi coordenador do Grupo Tático de Operações e Recursos Especiais (GT3) da corporação, função que exerceu nos últimos 16 anos. Hoje, preside o Comitê Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais Especiais do Brasil e é instrutor na Escola Superior da Polícia Civil, onde atua há 16 anos. É especialista em Gerenciamento de Crises, Negociador, Técnico em Explosivos, Entradas Táticas e Resgate de Reféns. É piloto de helicóptero policial, operador de Táticas Especiais e atirador de precisão. Recentemente, cursou Contraterrorismo na Europa. Foi o mais votado na lista tríplice indicada pelo Sindicato dos Policiais Civis no Estado de Goiás (Sinpol-GO).

Continua após a publicidade

Ricardo Matos, superintendente de Polícia Técnico-Científica da SPTCGO

Ricardo Matos da Silva é formado em Direito e Biomedicina, possui especialização em Investigação Policial e Toxicologia. O perito criminal está desde 2004 na polícia e desde 2017 atua como instrutor do Comando da Academia da Polícia Militar. Além disso, desde 2012 é instrutor da Escola Superior da Polícia Civil. E desde 2011 trabalha como instrutor da Coordenação de Ensino da Polícia Técnico Científica. Entre 2019 e 2022, atuou como superintendente substituto adjunto da PTC.

Marcelo Aires Medeiros, superintendente de Polícia Judiciária da PC

Delegado de classe especial, Marcelo Aires Medeiros é graduado em Direito, pós-graduado em Direito Público e especialista em Gestão de Segurança Pública. Na PCGO, atuou nas delegacias de Orizona, Aparecida de Goiânia, na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente, no 9º Distrito Policial de Goiânia e na 1ª Delegacia Regional de Goiânia. Foi delegado-geral adjunto nos anos de 2016 e 2017, assumiu como diretor da Escola Superior da Polícia Civil em 2018, onde segue como professor, e é o atual delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária. É membro da Comissão Nacional do Ministério da Justiça para revisão da Doutrina Nacional de Inteligência e dá aula no curso de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Pablo Lamaro Frazão, subcomandante-geral do CBMGO

Graduado em Sistemas de Informação, o coronel Pablo Lamaro Frazão exercia, até então, o cargo de Chefe do Estado Maior Geral da instituição. O novo subcomandante-geral ingressou no CBMGO em 1994 como cadete. Em seu currículo, possui cursos nas áreas de Defesa Civil, Perito de Incêndio e Gestão de Documentos e Arquivos. Durante a carreira militar, exerceu funções estratégicas dentro da Corporação e teve passagens nos comandos de Operações de Defesa Civil (CODEC), Operações de Inteligência (COI) e Batalhão de Salvamento em Emergência (BSE). Como condecorações, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Mauro Borges Teixeira, Medalha de Tempo de Serviço – Gradação Ouro, e da Ordem do Mérito Tiradente – Grau Grã-Cruz.

Clivis Pereira Sanches, subcomandante-geral da PMGO

Novo subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Clives Pereira Sanches possui formação em Direito e especialização em Transportes Urbanos e em Altos Estudos em Segurança Pública. Com ênfase em áreas como educação, legislação de trânsito e segurança pública, seguiu carreira com atuação junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (Cetran-GO), Secretaria Nacional de Segurança Pública, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entre outros.

Durvalino Câmara dos Santos Júnior, chefe de Estado-maior Estratégico da PMGO

Aspirante pelo Curso de Formação de Oficiais da PMGO em 2002, o coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior soma em seu currículo ainda conclusões de cursos como Operações de Rotam, Operações de Inteligência Policial Militar e ainda pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública. Foi comandante do Batalhão de Rotam, do 42ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), do 19º Comando Regional de Polícia Militar (19º CRPM), além do 6º, do 9º e 1º CRPM. Entre as condecorações de sua carreira, possui as Medalhas Tiradentes, nas ordens Comendador e Grande Oficial, Mérito Anhanguera, entre outras.

Luiz Paulo Vide, gerente de Operações Integradas da SSPGO

Capitão da PMGO, Luiz Paulo Vide possui dois cursos de especialização na área de Inteligência, sendo um pela corporação e outro pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com carreira na Polícia Militar desde 2010, iniciou a carreira como praça e prestou novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PMGO. Ocupava a função de Assessor do Chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO.

Ninivi Maria Gontijo de Siqueira Pereira, gerente de Contrainteligência Estratégica da SSPGO

A tenente da PMGO, Ninivi Maria Gontijo de Siqueira Pereira, que assume cargo de gerente de Contrainteligência Estratégica, é formada em Direito, possui Curso Master Business Administration (MBA) em Gestão de Polícia Ostensiva e pós-graduação em Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Com ingresso na Polícia Militar de Goiás em 2017, atuou em cursos de formação de oficiais, foi comandante do Policiamento da Unidade no 27° Batalhão, chefe da Seção de Comunicação Social do Comando da PM e atua na gestão de segurança pública desde abril de 2022, lotada na Superintendência de Inteligência Integrada.

Evenir da Silva Franco Júnior, superintende de Ações e Operações Integradas da SSPGO

Nomeado superintendente de Ações e Operações Integradas, o coronel da PMGO Evenir da Silva Franco Júnior é bacharel em Direito. Ingressou na Polícia Militar em 1990, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1992. Entre as diversas funções que desempenhou, foi comandante de Policiamento Rodoviário, subchefe da Casa Militar e Chefe do Estado-Maior Estratégico da PMGO e, por último, ocupou o cargo de Subcomandante-Geral da PMGO.

Murilo Polati Rechinelli, delegado-geral adjunto PCGO

Formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública, o delegado de classe especial Murilo Polati ingressou na PCGO em 2004, tendo trabalhado em Uruaçu, Goianésia, Mozarlândia, assumindo, em 2010, como adjunto o 14º DP de Goiânia. Foi, em seguida, titular do 2º DP, adjunto da DERCAP, adjunto do 8º DP e, em 2012, adjunto e depois titular da Delegacia de Investigação de Homicídios, onde permaneceu até 2014. Neste último cargo, chefiou a força-tarefa responsável pela prisão do serial killer Tiago Henrique. Depois assumiu como Gerente de Operações de Inteligência da PCGO e, após, como chefe da assessoria da SPJ. Desde 2018, estava na assessoria do delegado-geral.

Veja Também