O encontro entre Ronaldo Caiado e o ministro Fernando Haddad

Convocado pelo ministro da Fazenda, reunião trata de perda de arrecadação de estados

Postado em: 08-02-2023 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O encontro entre Ronaldo Caiado e o ministro Fernando Haddad
Convocado pelo ministro da Fazenda, reunião trata de perda de arrecadação de estados. | Foto: Reprodução

Mais uma vez o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), vai ao encontro da estratosfera do Governo Federal sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O governador se reuniu com o ministro da Fazenda Fernando Haddad nesta terça-feira (7) em Brasília. Na ocasião, Caiado discutiu, acompanhado de outros chefes de executivos estaduais, aspectos da reforma tributária e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

O ministro Fernando Haddad convocou a reunião com o Fórum dos Governadores para tratar das prioridades do Ministério da Fazenda com o intuito de evitar perdas na arrecadação dos estados. 

Continua após a publicidade

O principal objetivo da reunião, portanto, foi a redução de alíquotas do ICMS e alternativas para recuperar a arrecadação dos estados. Estiveram, além de Caiado, com Haddad, os governadores Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Rafael Fonteles (PT), do Piauí; Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas; Carlos Brandão (PSB), do Maranhão; e Renato Casagrande (PSB), do Espirito Santo.

Esteve na pauta como principal foco de interesse dos governadores uma compensação pela redução das alíquotas do imposto – que é a principal forma de arrecadação dos estados. Até o momento surgiram algumas possibilidades de alternativas que podem ser discutidas. 

Entre elas, é que a União decida abater dívidas dos estados. E Goiás, segundo o próprio governador Ronaldo, caso não tenha as mudanças que ele foi a Brasília pleitear com outros governadores, pode perder  R$ 2,2 bilhões na arrecadação. Caso haja alterações, esse montante, diz o governo, pode chegar a um valor muito alto: R$ 5,5 bilhões. Esse valor, apenas em 2023. 

Em entrevista à CBN, o governador Ronaldo Caiado foi taxativo: “Ou a União está disposta a perder parte da arrecadação ou vai ser muito difícil uma reforma tributária”. 

É a terceira vez desde que assumiu o terceiro mandato que Caiado esteve com o governo Lula. Caiado esteve com Lula no dia 27 janeiro, onde o governador pôde fazer três pedidos ao chefe do executivo federal. Na ocasião, Lula agradeceu a Caiado por ter contribuído para ,a força-tarefa de identificar e prender envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro deste ano. 

No segundo encontro, Caiado esteve, na segunda-feira (7), com o comandante do Exército do Brasil, o general Tomás Paiva, para discutir parcerias entre o órgão federal e o estado de Goiás na construção de estradas, mais especificamente na GO-213. 

Não se pode esquecer, no entanto, o momento em que o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), foi a Brasília a um encontro de emergência com o presidente Lula para discutir ações logo depois dos atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro. O governador estava se recuperando de uma cirurgia cardíaca.

Antes de viajar a Brasília, o governador Ronaldo Caiado esteve em Trindade, cidade da região metropolitana de Goiânia, para inaugurar a segunda etapa das obras do Hospital Estadual de Trindade.

Veja Também