Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Governador ouve prefeitos para definir secretário do Entorno

Diego Sorgatto defende Célio Silveira. “Além de conhecer muito bem a região, sabe dos nossos problemas”, diz o prefeito de Luziânia

Postado em: 09-02-2023 às 08h15
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governador ouve prefeitos para definir secretário do Entorno
Diego Sorgatto defende Célio Silveira. “Além de conhecer muito bem a região, sabe dos nossos problemas”, diz o prefeito de Luziânia. | Foto: Secom

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) só definirá o nome que ocupará a secretaria do Entorno do Distrito Federal (DF) após conversar com os prefeitos da região. A informação foi confirmada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Wilde Cambão (PSD). Ao Jornal O Hoje ele citou que nomes como o do deputado federal Célio Silveira (MDB) e do ex-prefeito de Águas Lindas Hildo do Candango (PTB) têm sido ventilados.

De fato, Célio Silveira confirmou a este veículo de comunicação que tem percebido que seu nome é citado. O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), inclusive, afirmou que, em reunião com o vice-governador Daniel Vilela (MDB), na última semana, ele e outros gestores externaram o interesse pelo nome do congressista. 

“Estávamos defendendo o nome do Célio. Mas depende do governador. Com certeza é um bom nome. Além de conhecer muito bem a região, sabe dos nossos problemas. E ter um deputado federal como secretário seria melhor [para a região], pois teria condições de abrir mais portas. Até com o governo federal”, exemplifica Sorgatto.

Continua após a publicidade

Já Celio diz que o governador ainda não conversou com ele sobre o assunto. Questionado se tem interesse no cargo, ele sinaliza positivamente. “Se o governador me chamar para conversar, não teria dificuldades…”

Mas retornando a Wilde, ele afirma que Caiado não deverá falar com os deputados. Ele diz que a indicação deverá ser um consenso entre os prefeitos das cidades da região do Entorno. Os municípios são: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

“Mas ainda é uma pasta sem estrutura. Acredito que o governador analisará com calma o orçamento. Vai ver se terá reposição das perdas do ICMS. Se tiver, haverá mais estrutura para os trabalhos.”

Nesse sentido, Cambão prefere não citar nomes. Diz, todavia, que a escolha de um técnico seria interessante. Ele acredita que um político poderia pender mais para um lado. 

Suplente de Célio

Márcio Corrêa (MDB) é o primeiro suplente do MDB na Câmara Federal. Caso Célio assuma a pasta, o emedebista ascenderá a uma cadeira na Câmara e se juntará Marussa Boldrin (MDB).

Vale citar, o suplente é presidente do MDB em Anápolis e disputou a prefeitura da cidade em 2020. Naquele ano terminou em terceiro, atrás do prefeito reeleito Roberto Naves (PP) e do deputado estadual Antônio Gomide (PT). 

Em 2024, se encerra o mandato de Naves. Corrêa é cotado para mais uma disputa. Garantir uma cadeira na Câmara contribuiria para conquistar visibilidade e, quem sabe, ampliar a representação do MDB em Goiás.

Na disputa de 2022, Márcio teve cerca de 60 mil. Mais votos que os três últimos colocados que assumirão cadeira: Jeferson Rodrigues (Republicanos), 56.026; Dr. Ismael Alexandrino (PSD), 54.791 votos; e Lêda Borges (PSDB), 51.346 votos. Dentro do partido, ele foi superado por Célio (mais de 92 mil eleitores) e Marussa (aproximadamente 80 mil confirmações na urna).óbvio de Daniel Vilela.

Veja Também