Weber rejeita HC e abre caminho para STF liberar prisão de Lula

A ministra Rosa Weber votou contra concessão de habeas corpus ao ex-presidente Lula. O plenário do STF chega então a 4 votos para rejeitar pedido da defesa do petista

Postado em: 04-04-2018 às 19h35
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Weber rejeita HC e abre caminho para STF liberar prisão de Lula
A ministra Rosa Weber votou contra concessão de habeas corpus ao ex-presidente Lula. O plenário do STF chega então a 4 votos para rejeitar pedido da defesa do petista

Ministra Rosa Weber (Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo)

A ministra Rosa Weber votou contra concessão de habeas corpus ao ex-presidente Lula. O plenário do STF chega então a 4 votos para rejeitar pedido da defesa do petista. 

O voto da ministra pode abrir caminho para o Supremo formar maioria contra o pedido do ex-presidente. Se a tendência prevalecer, o STF poderá liberar a Justiça Federal a decretar a prisão de Lula por ter sido condenado em segunda instância pelo TRF4. 

Continua após a publicidade

Rosa Weber sustentou que não viu motivo de ilegalidade em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que também rejeitou HC à defesa de Lula. Para Rosa Weber, o STF só poderá mudar o entendimento sobre cumprimento de pena após condenação em segunda instância num julgamento posterior, em ações mais amplas, e não no HC de Lula.

Com todas as atenções do Supremo Tribunal Federal para o voto da ministra Rosa Weber, a própria fez questão de dizer que não será ela sozinha a definir o rumo do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula. Logo no início do voto, a ministra lembrou que é apenas a quinta a votar. Faltam outros seis votos e o placar ainda está só 3 a 1. O aviso de Rosa Weber tem um motivo: quer dizer que a posição dela, isolada, não faz maioria. Outros cinco ministros estarão com ela no placar final. Mas como os demais votos são esperados, o da ministra é a única surpresa. 

(O Globo)

Veja Também