Sabrina Garcez propõe criação da Comenda Edson Rodrigues

Honraria será destinada a profissionais para profissionais que se destacarem na comunicação esportiva

Postado em: 15-02-2023 às 08h24
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sabrina Garcez propõe criação da Comenda Edson Rodrigues
Honraria será destinada a profissionais para profissionais que se destacarem na comunicação esportiva (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A vereadora por Goiânia, Sabrina Garcez (Republicanos), propôs a criação da Comenda Edson Rodrigues para profissionais que se destacarem na comunicação esportiva. Ela apresentou o projeto de Decreto Legislativo na terça-feira (14).

O texto prevê que a homenagem ocorrerá em sessão solene anual em 7 de novembro, Dia do Radialista. Além disso, cada parlamentar poderá indicar um nome para a honraria.

Vale lembrar, Edson, um dos maiores nomes do rádio goiano e do Brasil, morreu em 26 de janeiro deste ano aos 79 anos. À época, Sabrina, que também é comentarista de futebol, escreveu: “O dia é de tristeza. O Brasil perdeu um de seus maiores talentos. Faleceu nosso querido e admirado Edson Rodrigues, que narrou jogos incríveis e encantou quem ama e acompanha o futebol. Estamos todos impactados pela dor dessa notícia. Vá em paz, Edson Rodrigues.”

Continua após a publicidade

Rodrigues atuou por mais de 60 anos como locutor. Narrou mais de 4 mil jogos e 13 mil gols, dedicando quase toda sua vida ao esporte.

Inclusive, sobre o projeto, Sabrina lembra algumas narrações clássicas do profissional na justificativa. “O golaço de bicicleta de Fernandão na série B 1999, o chute alto e forte de Anailson para fechar jejum de títulos do Atlético-GO em 2007, a histórica virada para 5 a 3 do Vila Nova sobre o Goiás, no Goianão 1999, a desafiadora final nos pênaltis do Estadual de 1973, entre Vila Nova e Goiás.”

Para ela, é justa a criação da comenda em sua homenagem e a concessão para todas as pessoas que contribuem para o ramo, mantendo vivo o legado de Edson.

Morte

O locutor esportivo Edson Rodrigues morreu aos 79 anos, em 26 de janeiro. De acordo com familiares, Edson tratava de um tumor no pâncreas que foi descoberto há um mês. Após uma complicação gástrica teve falência múltipla de órgãos e acabou morrendo em casa.

Natural de Araguari (MG), o narrador atuou por cerca de 61 anos em diversas emissoras goianas, entre elas a Rádio Anhanguera, do Grupo Jaime Câmara, com participações na Brasil Central, Difusora, K do Brasil e por último, na Rádio Bandeirantes. Foi consagrado como “melhor locutor esportivo do Brasil”.

Além de Goiás, Edson também trabalhou em outros Estados como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No entanto, a carreira no esporte ocorreu também dentro de campo, quando foi jogador do Anápolis, na década de 1960.

Veja Também