Bloqueio das redes sociais de vereadores acende alerta na Câmara

Lucas Kitão mostrou situação do Centro de Saúde do setor Norte Ferroviário e disse que teve redes sociais bloqueadas

Postado em: 16-02-2023 às 08h00
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Bloqueio das redes sociais de vereadores acende alerta na Câmara</strong>
Lucas Kitão mostrou situação do Centro de Saúde do setor Norte Ferroviário e disse que teve redes sociais bloqueadas. | Foto: Reprodução

O vereador Lucas Kitão (PSD) voltou a usar a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia, nesta terça-feira (14/2). O vereador utilizou o espaço para falar sobre a fiscalização que tem feito em visitas aos Centros de Saúde (CS), aos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) da capital, casos que considera em situação de calamidade, com unidades que estariam em condições insalubres.

Kitão esteve na última segunda-feira (13/2) no CS do Norte Ferroviário e mostrou a situação da unidade de saúde que tem um prédio com a estrutura comprometida e mal cuidada, como tem apontado em outras situações, como no setor Negrão de Lima e no Cais Amendoeiras. “Com vidros quebrados, mofo e situação insalubre”, pontua.

Em todas as unidades em que o vereador esteve, ele diz que constatou as más condições. O “descaso” com a saúde na gestão da Saúde que estariam em péssimas condições, mesmo com o superávit que a Prefeitura de Goiânia tem demonstrado nas prestações de contas e com os recursos que chegam do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que são destinados anualmente para a atenção primária, especializada, farmacêutica e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

“Goiânia recebe muito recurso do Ministério da Saúde (MS), tem caixa e está demonstrando ter recursos em todos os balancetes financeiros. Não é problema de não ter recursos, é problema de planejamento, é problema de eficiência, porque a saúde está em péssimas condições”, explica.

Esta foi a terceira vez que o parlamentar usou a tribuna da Casa para denunciar a situação das unidades de saúde. Todas as vezes munido de um vídeo mostrado na Câmara que, também, é publicado em suas redes sociais.

Um dos vídeos publicados pelo vereador foi denunciado e sua conta foi bloqueada no último final de semana. O bloqueio, segundo ele, aconteceu após a publicação de um vídeo cujo tema são os apontamentos levantados por Kitão na Unidade de Saúde do Setor Negrão de Lima.

“O trabalho que dá para derrubar uma postagem deveria ser usado para resolver os problemas das unidades de saúde. Tem caixa, tem empresa contratada, por que não executar o trabalho”, questiona.

A vereadora Aava Santiago (PSDB) se solidarizou com a situação do pessedista e avalia que a tentativa de intimidação é “vexatória” e que não deveriam prosseguir e que a Casa precisa tomar uma providência para evitar esse problema vivenciado por parlamentares da oposição.

Segundo ela, a situação tem ganhado contornos que chegam, inclusive, aos veículos de imprensa. “Tive notícias de que interlocutores do gabinete do ódio do Paço tem intimidado jornalistas que repercutem aquilo que nós falamos aqui em relação aos desmandos do prefeito. Uma providência precisa ser tomada, na medida em que a estrutura do poder público, movida por cargos comissionados de confiança, utilizam essa estrutura para tentar silenciar qualquer um dos 35 vereadores e esse Parlamento se torna alvo da intimidação”. 

O Hoje entrou em contato com a Prefeitura de Goiânia sobre as acusações feitas pelo vereador, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

Veja Também