Governo deve tirar 1,5 milhões de pessoas do Bolsa Família por irregularidades

Até maio, ao final da triagem, o governo pode cancelar 2,5 milhões repasses

Postado em: 24-02-2023 às 16h16
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo deve tirar 1,5 milhões de pessoas do Bolsa Família por irregularidades
Até maio, ao final da triagem, o governo pode cancelar 2,5 milhões repasses. | Foto: Reprodução

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou, nesta sexta-feira (24/2), que deve tirar 1,5 milhões de pessoas do Bolsa Família. A pasta suspeita que essas pessoas estejam recebendo o benefício de forma irregular.

Até maio, ao final da triagem, o governo pode cancelar 2,5 milhões repasses, que, segundo ministro Wellington Dias, não são necessários.

O ministério também deve realizar a inclusão de pessoas que cumprem os requisistos necessários para receber o benefício mas que não foram contempladas durante o governo Jair Bolsonaro (PL) no programa.

Continua após a publicidade

“Nosso objetivo não é excluir, é tirar quem não precisa e incluir quem necessita do benefício”, explicou Dias, em entrevista a GloboNews.

Além dos cancelamentos, o ministro afirmou que 2,2 mil famílias solicitaram o cancelamento do benefício de forma voluntária. Esse cancelamento pode ser feito em aplicativo disponibilizado pelo governo federal.

Outra intenção do ministério é criar um benefício extra cumulativo para famílias mais numerosas. Durante o governo Bolsonaro, o valor era de R$ 600 para famílias de apenas um integrante e até sete integrantes.

“Não faz nenhum sentido. Por isso, vamos ter também um valor extra per capita, para atender famílias mais numerosas”, disse, afirmando que a palavra final será do presidente Lula (PT).

Veja Também