Vácuo na vice-presidência aquece bastidores da Câmara de Goiânia

Fonte do alto escalão revelou ao O HOJE que prefeito acompanha de perto as movimentações no Parlamento

Postado em: 25-02-2023 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vácuo na vice-presidência aquece bastidores da Câmara de Goiânia
Fonte do alto escalão revelou ao O HOJE que prefeito acompanha de perto as movimentações no Parlamento | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Francisco Costa

Os corredores da Câmara Municipal de Goiânia seguem tomados por um único assunto: a sucessão à vice-presidência. O posto, que até o início de fevereiro deste ano estava ocupado pelo ex-vereador, agora deputado estadual, Clécio Alves (Republicanos), tem sido alvo de disputa entre alguns importantes nomes do Parlamento. 

A leitura, segundo fontes do alto escalão da prefeitura, é que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tem acompanhado atentamente as movimentações desse tabuleiro. Uma fonte ligada ao prefeito foi além e revelou à reportagem que o gestor pode, inclusive, tentar intervir na composição. 

Continua após a publicidade

Segundo a mesma fonte, tudo vai depender de quem estiver mais perto do assento. Acontece que Rogério espera ter no lugar de Clécio alguém com um alinhamento parecido com o do ex-vereador — leia-se: base. Acontece que parte significativa dos nomes caminha na contramão disso.

Até agora, como já mostrado pelo O HOJE, os principais cotados são os vereadores Geverson Abel (Avante), Leo José (Republicanos), Aava Santiago (PSDB) e Katia Maria (PT), sendo os dois últimos nomes ligados à oposição ao prefeito. 

Em um cenário como este, há quem avalie que o nome de Geverson ganhe, indiretamente, considerável força. Isso porque o parlamentar, além de contar com o sinal verde da presidência para articular votos, poderia contar, também, com a anuência do Paço em detrimento a qualquer frente de oposição. 

Um vereador consultado pela reportagem disse que Geverson conta com o apoio de 19 colegas. Um outro detalhe que pode dificultar a pavimentação de um dos nomes de oposição rumo à cadeira passa, segundo as mesmas fontes, pela figura do secretário de governo, Jovair Arantes (Republicanos). 

Ainda que a relação entre Legislativo e Executivo esteja longe de um grau minimamente satisfatório, a leitura é que Policarpo nutre considerável respeito por Jovair e vice-versa. Isso poderia, inclusive, na visão de alguns vereadores, influenciar o ‘amém’ do presidente. 

Na semana passada, O HOJE mostrou que a Aava tem figurado como uma das favoritas para o cargo. A parlamentar tem bom trânsito com o presidente, mas o Paço vê com desconfiança seu nome. Atualmente, Aava ocupa a 3ª secretaria da mesa. Quanto a Kátia Maria (PT), a petista disse estar “à disposição”. Ela, inclusive, já conversou com o presidente Romário Policarpo sobre o assunto. 

Leo José também é um dos nomes na disputa, apesar de figurar de maneira mais tímida na lista dos favoritos. Léo, no entanto, é sobrinho de Jovair Arantes, figura próxima a Policarpo e ligado à prefeitura de Goiânia. Ele também é filiado ao partido do prefeito. Se isso será suficiente para conduzi-lo ao cargo, porém, só o tempo dirá.

Em 2 de janeiro, vale lembrar, a Câmara deu posse à atual mesa com mandato até o final de 2024. Na ocasião, o vereador Romário Policarpo assumiu a presidência pela terceira vez. A nova mesa conta com um 4º vice-presidente, Leia Klebia (PSC), e um corregedor, Joãozinho Guimarães (Solidariedade). 

Veja Também