Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Amigos, familiares e políticos se reunem em missa de 7º dia de Dona Iris

A missa começou por volta das 19h na Basílica Mãe do Perpétuo Socorro

Postado em: 27-02-2023 às 21h14
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Amigos, familiares e políticos se reunem em missa de 7º dia de Dona Iris
A missa começou por volta das 19h na Basílica Mãe do Perpétuo Socorro. | Foto: Reprodução

Familiares, amigos e políticos se reuniram na noite desta segunda-feira (27/2) para homenagear a ex-deputada federal Iris de Araújo Rezende Machado, a Dona Iris. Vítima de complicações de uma cirurgia no pulmão, Dona Iris faleceu no último dia 21 de fevereiro, aos 79 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia.

A missa começou por volta das 19h e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e seu vice, Daniel Vilela (MDB). A celebração aconteceu na Basílica Mãe do Perpétuo Socorro.

Caiado discursou durante a homenagem. “Mesmo sendo esposa de um grande político, Dona Iris nunca se deixou acomodar e sempre se manteve presente e ativa no cenário goiano, e sempre sem perder sua humildade”, disse o governador.

Continua após a publicidade

Dona Iris foi velada no Paço Municipal de Goiânia, em um velório aberto ao público. Já seu enterro, aconteceu no cemitério Santana, na Avenida Independência, Setor dos Funcionários, também na Capital. O local é o mesmo onde foi enterrado o marido Iris Rezende, ex-governador de Goiás.

Legado

Dona Iris adentrou de vez na política quando foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Orestes Quércia, em 1994. Era a primeira vez que uma mulher disputava o cargo. Depois foi chamada para ser suplente ao Senado por Maguito Vilela em 1999. Em 2003, ela assumiu o cargo temporariamente.

A popularidade levou a exercer o cargo de deputada federal por duas vezes. Influente na Câmara, fazia discursos firmes, com dedo em riste, capaz de amedrontar qualquer um que fosse contrária às lutas delas. E suas lutas tinham, sobretudo, bandeiras como as que ajudariam o povo pobre que por quase toda a vida, seu marido, Iris, serviu como líder. 

Veja Também