UFG e Prefeitura de Goiânia assinam parceria para realizar plano de drenagem urbana

Ação iniciou com a assinatura de um protocolo de intenções nesta segunda-feira (27/2)

Postado em: 28-02-2023 às 18h04
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: UFG e Prefeitura de Goiânia assinam parceria para realizar plano de drenagem urbana
Ação iniciou com a assinatura de um protocolo de intenções nesta segunda-feira (27/2). | Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Prefeitura de Goiânia assinaram um protocolo de intenções, na manhã desta segunda-feira (27/2), no Paço Municipal. O objetivo é a elaboração de um plano de drenagem urbana para que os efeitos das chuvas na capital sejam amenizados no futuro.

Segundo a Prefeitura, o município conta com um Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) desde 2005, mas ele abrange apenas 60% da cidade e precisa ser aperfeiçoado. “Queremos que Goiânia continue crescendo e se desenvolvendo, mas precisamos ter essa atenção especial com a drenagem urbana para evitar o que está acontecendo hoje, por isso vamos fazer este plano de drenagem para executá-lo nos próximos anos”, comentou o prefeito Rogério Cruz.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, declarou que a Universidade possui um corpo técnico e científico altamente qualificado para o desafio da elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana.

Continua após a publicidade

“A UFG está nesse projeto porque desenvolve pesquisas importantes na área, pesquisas com profundidade, e participar de uma ação que vai fundamentar a criação de políticas públicas também faz parte da missão da Universidade. Nós estamos falando de uma infraestrutura em que o mais importante é o impacto na nossa condição de vida, a promoção do desenvolvimento sustentável”, disse Angelita.

A cooperação entre UFG e Prefeitura de Goiânia será efetivada após a celebração de um convênio, o que segundo o prefeito Rogério Cruz, deve ocorrer num prazo em torno de 15 dias. Em termos gerais, o PDDU deverá indicar ações eficazes no disciplinamento do escoamento superficial, além de realizar o planejamento da infraestrutura e do uso e ocupação do solo de maneira a reduzir os impactos da urbanização.

Entre os presentes na cerimônia estiveram o secretário municipal da Seinfra, Denes Pereira Alves; a diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG, Sandramara Matias Chaves; e o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e coordenador técnico do projeto na UFG, Klebber Formiga.

Veja Também