Aliança de Professor Alcides e Caiado pode mudar cenário em Aparecida

Deputado federal pode abrir caminho para uma parceria entre Vilmar e o governo federal, mas pode também entrar na disputa já que sempre sonhou em comandar o município

Postado em: 01-03-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Aliança de Professor Alcides e Caiado pode mudar cenário em Aparecida</strong>
Deputado federal pode abrir caminho para uma parceria entre Vilmar e o governo federal, mas pode também entrar na disputa já que sempre sonhou em comandar o município. | Foto: Reprodução

“Meu compromisso é apoiar a reeleição de Vilmar Mariano”, disse o deputado federal Professor Alcides (PL) ainda este mês ao Jornal O Hoje. Em nova movimentação, contudo, o parlamentar selou a paz com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Vilmarzinho (Patriota), como também é conhecido o prefeito de Aparecida já disse: “Sou base do Gustavo [Mendanha] e os projetos políticos dele fazem parte da minha rotina.”

Mendanha e Caiado são de grupos antagônicos. Disputaram a eleição do governo do Estado em 2022. Vilmar gostaria de ter o melhor dos dois mundos. Manter a parceria com Gustavo, mas atrair o governador e, sobretudo, o vice, Daniel Vilela, presidente do MDB – partido do qual ele e o ex-prefeito que o antecedeu fizeram parte. Pode não ser possível.

Com Professor Alcides na base de Caiado, o deputado federal pode abrir caminho para uma aproximação de Vilmar da gestão estadual. Pode fazer com que, inclusive, ele migre de partido, deixando o Patriota e seguindo para o União Brasil ou o MDB. A situação, todavia, poderia afastá-lo de Mendanha.

Continua após a publicidade

Mas este é apenas um cenário. Professor Alcides, apontam analistas políticos, pode disputar a prefeitura de Aparecida de Goiânia caso Vilmarzinho não emplaque. Não seria a primeira vez. Ele já disputou a prefeitura da cidade, em 2016, ocasião em que foi derrotado por Gustavo Mendanha, sucessor de Maguito Vilela. Atualmente, contudo, ele está no segundo mandato de deputado federal.

Em entrevista recente ao Jornal O Hoje, o parlamentar disse que pretende continuar no Legislativo. O próximo passo, ele adiantou, será a Casa Alta. “Tenho projeto futuro de viabilizar minha candidatura ao Senado”, revelou. O que se fala não se escreve, especialmente na política. Tudo pode mudar. 

Hoje, o deputado é um nome de peso para Vilmarzinho. No Estado, o parlamentar teve 90.162 votos. No município, 33.596. Ele ficou atrás apenas de Silvye Alves (União Brasil), que bateu 43.846 eleitores e foi a recordista de votos em Goiás, no pleito de 2022, com 254.653 confirmações nas urnas – ela, inclusive, é vista como possível player em 2024 na cidade vizinha da Capital. 

Além disso, a concorrência em Aparecida de Goiânia deve ser grande no ano que vem. O presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), é pré-candidato assumido ao paço municipal. Pensando em frustrar os planos dele, Vilmar já conversa com Daniel Vilela e busca aproximação. 

Mas além de Fortaleza, a corrida pelo Executivo aparecidense também pode ter o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos). O empresário tem domicílio eleitoral na cidade, além de trajetória de 30 anos de investimentos. O partido, conforme revelado a este veículo de comunicação, trabalha para lançar nomes em Aparecida, Goiânia e Anápolis. Nesta primeira, o parlamentar é o mais citado.

O Republicanos é outra possibilidade para corrida eleitoral. O ex-deputado federal João Campos pode se candidatar. Ele disputou o Senado na chapa de governador de Mendanha, em 2022, e, na cidade, foi o mais votado entre os candidatos, com 51.029.

Há, ainda, o nome do Delegado Waldir Soares (União Brasil). Ex-deputado federal, ele também concorreu à Casa Alta do Congresso no ano passado. Em entrevista recente ao O Hoje, o ex-parlamentar afirmou que manterá diálogo com o governador Ronaldo Caiado, que é presidente estadual do União Brasil, sobre o tema. 

“Em 2020, ele me convidou para ser candidato em Aparecida. Mas vamos aguardar. Tudo é questão de tempo. Coragem temos para qualquer desafio.” Ele lembra que é sempre muito bem votado tanto em Aparecida quanto em Goiânia. “E meu nome tem sido falado. Tanto em Goiânia quanto em Aparecida”, admitiu.

Situação de Vilmar

Professor e cientista político, Marcos Marinho reforça que o prefeito de Aparecida se esforça para manter as bases diversificadas. “Ele afirma ter uma ótima relação com Caiado, como também diz ser fiel ao Gustavo. E tem dado muita visibilidade ao Mendanha nesses últimos dias. Penso que ainda não dá pra cravar qual será o cenário de 2024, mas, certamente, o governador está agindo como fez na sua própria eleição, cercando os possíveis oponentes ao seu projeto político”, argumenta. 

E completa: “O cenário da disputa em Aparecida, assim como em Goiânia, está muito aberto. Vilmar ainda não fez a sua própria marca no município, e isso o deixa vulnerável. Vai precisar de apoiadores de peso para a próxima disputa e isso vai obrigá-lo a tomar algumas decisões em relação à canoa em que vai firmar o pé.”

Ainda segundo ele, Alcides sempre teve interesse em ser prefeito de Aparecida e 2024 pode ser o momento mais favorável. “Principalmente pelo contexto onde Gustavo está frágil, Vilmar não está consolidado, não há outros líderes do porte de Maguito e, pelo visto, poderá contar com o apoio do governador”, arremata.

Veja Também