Caiado apoiará reeleição de Rogério se ele se viabilizar, diz aliado do prefeito

Governador, segundo interlocutor, teria garantido apoio à reeleição do prefeito de Goiânia desde que gestor chegue competitivo ao ano de 2024

Postado em: 02-03-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado apoiará reeleição de Rogério se ele se viabilizar, diz aliado do prefeito
Governador, segundo interlocutor, teria garantido apoio à reeleição do prefeito de Goiânia desde que gestor chegue competitivo ao ano de 2024. | Foto: Reprodução

Um aliado do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), revelou que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tende a apoiar a reeleição do gestor em 2024. De acordo com a fonte, que pediu para não ser indicada, o chefe do Executivo estadual condicionou a parceria apenas à viabilidade do prefeito. “Só não apoio se não viabilizar”, teria dito, conforme o interlocutor. A situação impacta as eleições do ano que vem e mexe no cenário. 

Caso o apoio se confirme, o União Brasil fica sem candidato. Vale lembrar, o deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil) tem sido ventilado nos bastidores como nome na disputa. Ele foi eleito de forma unânime como presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), além de ter sido o parlamentar mais bem votado da Casa, no ano passado, com mais de 70 mil confirmações na urna.

Indicativo ou não dessa possibilidade de aliança entre Caiado e Rogério, a Assembleia deve aprovar a volta da reeleição da mesa diretora. No ano passado, a possibilidade tinha sido derrubada e, em tese, Bruno só ficaria dois anos à frente do cargo. 

Continua após a publicidade

O projeto foi desarquivado por Talles Barreto (União Brasil). Apesar disso, caso Peixoto realmente não entre no páreo, é interessante que ele renove seu mandato. Apesar disso, ele diz (oficialmente) que o assunto é “prematuro”. Além do União Brasil ficar de fora, é possível, também, que o MDB não entre na disputa. O partido é presidido no Estado pelo vice-governador Daniel Vilela. 

A legenda teve, entre os nomes ventilados, o da filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula Rezende, mas nada próximo de uma confirmação. Com a posição de apoio, é provável que Vilela não coloque um candidato na capital, a fim de evitar desconfortos com o governador. 

Alianças

A mesma fonte informou, ainda, que Rogério Cruz tem trabalhado por alianças fortes. O Progressistas já oficializou que estará com o prefeito pela reeleição. O interlocutor, inclusive, garante que nos próximos dez dias o partido garantirá cargos no governo. 

O PDT da deputada federal Flávia Morais esteve na segunda-feira (27/2) com Cruz e também deve compor a base. Outra legenda que já iniciou as conversações é o Solidarieade, recém-assumido por Denes Pereira. O Avante, de Thialu Guioti, também tende a garantir apoio. 

Com essas alianças, Rogério se fortalece. E, como mencionado, consegue se viabilizar para o páreo, o que garantiria o apoio de Ronaldo Caiado, com o peso do União Brasil. 

Nomes

Alguns nomes, contudo, apesar do impacto, devem permanecer nas “rodas de aposta” para 2024. Vanderlan Cardoso (PSD) é um deles. Apesar do congressista negar, interlocutores dão como certo que ele dispute a prefeitura de Goiânia. 

“Como ele falaria não, se já disse sim para enfrentar adversários como Iris e Maguito?”, indaga uma fonte. Em 2016, o ex-prefeito de Senador Canedo ficou em segundo lugar contra Iris Rezende (MDB). Em 2020, também foi ao segundo turno contra Maguito Vilela (MDB). A avaliação dos aliados do senador é que no ano que vem haverá um vácuo de poder, ocasião em que ele se destacará como principal nome do pleito. 

Outra possibilidade é da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT). Ela, que já negou a possibilidade, já disputou o paço em duas ocasiões. Na última, ela terminou em terceiro lugar — atrás de Maguito Vilela e Vanderlan. 

Tudo deve depender de como estará a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) próximo do pleito. O partido pode, inclusive, apostar em outro nome. Porém, Accorsi é quem mais se destaca.

Veja Também