Policarpo quer Geverson Abel ou Leo Jose na vice, dizem aliados

Parlamentares próximos ao presidente da Câmara atestam que Policarpo tem preferência por um dos dois nomes

Postado em: 02-03-2023 às 09h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Policarpo quer Geverson Abel ou Leo Jose na vice, dizem aliados
Parlamentares próximos ao presidente da Câmara atestam que Policarpo tem preferência por um dos dois nomes. | Foto: Câmara Municipal

Vereadores ligados ao presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), revelaram em entrevista ao O HOJE que, pelo parlamentar, a vice-presidência do Legislativo ficaria com o vereador Geverson Abel (Avante) ou Leo José (Republicanos). “Esse é o desejo dele. Foi o que ele nos falou. Mas se esse será o fim, aí já é outra história. Em política tudo pode mudar”, disse um dos consultados. 

A olho nu, o clima entre os vereadores parece pacificado. Nos bastidores, porém, uma guerra fria se desenrola. Há, nítido, um clima de fritura entre os colegas. E não só entre os diretamente interessados na cadeira participam do jogo. O que se tem de concreto é o fato de que Policarpo, caso resolva emplacar um nome de oposição ao prefeito na vice, terá dificuldades. 

“Uma coisa é inegável: o prefeito tem sido bom para nós vereadores. Os vereadores da base têm mais cargos na prefeitura do que na própria Câmara. Apesar desse conflito entre o Policarpo e o Rogério, há um certo limite, sabemos disso. O Policarpo sabe que o prefeito não quer alguém da oposição, fazer isso por pura pirraça seria um tiro no pé. Sem contar que o próprio presidente fala em [ter como vice] dois nomes que são da base. Seria irracional”, explicou um vereador consultado pelo O HOJE.

Continua após a publicidade

Conforme mostrado pelo O HOJE no último final de semana, fontes do alto escalão do Paço disseram à reportagem que o prefeito Rogério Cruz tem acompanhado atentamente as movimentações desse tabuleiro. O gestor considera, segundo os mesmos interlocutores, inclusive, intervir na composição. 

Segundo a mesma fonte, tudo vai depender de quem estiver mais perto do assento. Acontece que Rogério espera ter no lugar de Clécio alguém com um alinhamento parecido com o do ex-vereador — leia-se: base. Parte significativa dos nomes, porém, caminham na contramão disso.

Até agora, como revelado, os principais cotados são os vereadores Geverson Abel (Avante), Leo José (Republicanos), Aava Santiago (PSDB) e Katia Maria (PT), sendo os dois últimos nomes ligados à oposição ao prefeito. Em um cenário como este, onde os dois primeiros terminaram descartados, há quem avalie que o nome de Geverson ganhe, indiretamente, considerável força. Isso porque o parlamentar, além de contar com o sinal verde da presidência para articular votos, poderia contar também com a anuência do Paço em detrimento a qualquer frente de oposição. 

Um vereador consultado pela reportagem disse que Geverson conta com o apoio de 19 colegas. Parte considerável dos vereadores duvidam. Um outro detalhe que pode dificultar a pavimentação de um dos nomes de oposição rumo à cadeira passa, segundo as mesmas fontes, pela figura do secretário de governo, Jovair Arantes (Republicanos). 

Ainda que a relação entre Legislativo e Executivo esteja longe de um grau minimamente satisfatório, a leitura é que Policarpo nutre considerável respeito por Jovair e vice-versa. Isso poderia, na visão de alguns vereadores, influenciar o ‘amém’ do presidente. 

Um detalhe importante, vale lembrar, é que Leo José é sobrinho de Jovair Arantes. Apesar disso, alguns dos políticos que conversaram com a reportagem sinalizaram para uma relação “nebulosa” entre ambos. “Duvido que ele [vereador Leo José] tenha qualquer ajuda do Jovair nesse sentido. Se quiser chegar lá, é bom buscar isso com as próprias pernas”, pontuou um colega.

Veja Também