Vilmar Rocha dá nomes a Caiado para secretaria

Ex-candidato ao Senado, presidente do PSD fornece lista tríplice ao governador para que ele escolha secretário da cota da sigla

Postado em: 03-03-2023 às 08h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Vilmar Rocha dá nomes a Caiado para secretaria
Ex-candidato ao Senado, presidente do PSD fornece lista tríplice ao governador para que ele escolha secretário da cota da sigla. | Foto: Reprodução

O governador  Ronaldo Caiado (UB), que se reuniu na tarde desta quinta-feira (2/3) com o presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, e recebeu do aliado uma lista com três nomes como sugestão de composição do primeiro escalão do governo. O encontro – o primeiro desde o fim do pleito que reelegeu Caiado – ocorreu no Palácio Pedro Ludovico. 

A reunião serviu para alinhar com o presidente do PSD a entrada de um nome da sigla ao governo, já que outros dois ex-candidatos ao Senado já haviam sido contemplados. 

O ex-deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) foi agraciado ao cargo de presidente do Detran Goiás. Como se sabe, Waldir foi um dos três nomes próximos a Caiado a disputar o cargo de senador da república, em disputas avulsas. 

Continua após a publicidade

Alexandre Baldy (Progressistas), outro concorrente ao Senado, citado para a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab), um acerto com o partido do qual é presidente em Goiás e foi um forte aliado na corrida de Caiado pela reeleição em outubro passado. Baldy é ex-deputado federal, ex-secretário de Transportes da gestão de João Doria, em São Paulo e ex-ministro das Cidades do ex-presidente Michel Temer (MDB). 

Corria pelos corredores do Palácio das Esmeraldas a defesa de Vilmar Rocha ser contemplado com a Casa Civil, pasta que exige uma profunda experiência, por parte de seu titular, para conduzir relações de interesse do Executivo com, por exemplo, prefeitos. 

Recentemente, em entrevista ao jornal O Popular, Vilmar Rocha declarou, sobre a falta de mudança efetiva no governo: “É como se não tivesse existido eleição”. Na reunião, no entanto, a rusga foi sanada.

Vilmar Rocha indicou os seguintes nomes para compor o governo do Caiado por indicação do PSD: o ex-deputado federal Francisco Júnior, que tentou a reeleição em 2022, mas saiu derrotado, ficando sem mandato; o ex-deputado estadual Max Menezes; o presidente metropolitano do PSD, Simeyzon Silveira.  

Nos bastidores, no entanto, fala-se que Caiado ficou interessado em Francisco Júnior. 

Ainda não se sabe exatamente porque o próprio Vilmar, um veterano da política goiana, não tenha se colocado à disposição do segundo mandato de Ronaldo Caiado. 

Rocha é um personagem importante da proximidade do segundo mandato de Caiado com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores). É que Vilmar tem uma invejável relação com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que, com a prioridade de manter apoio ao governo petista, garantiu a indicação de três nomes do partido para a composição do primeiro escalão do chamado Lula 3 – em alusão ao terceiro mandato. 

São eles: Alexandre Padilha, o ministro das Relações Institucionais; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; e Ana Moser, ministra dos Esportes. 

O fato é: Como bom entendedor dos meandros da política goiana – e de fora de Goiás também -, o recado que Vilmar deu, naquela entrevista sobre o segundo mandato não ter dado início -, surtiu efeitos. Rocha, junto ao seu partido, que deve correr para construir projetos de poder à disputa municipal daqui a dois anos. E, com Caiado, permanece a fama da expertise de cumprir o que promete. 

Veja Também