Cruz empossa secretária com nome forte do Republicanos em Valparaíso 

Maria Yvelônia é a nova titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia

Postado em: 04-03-2023 às 09h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Cruz empossa secretária com nome forte do Republicanos em Valparaíso 
Cruz empossa secretária com nome forte do Republicanos em Valparaíso | Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), deu posse à secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Maria Yvelônia Santos Barbosa. O decreto de sua nomeação foi publicado no Diário Oficial no dia 23 de fevereiro. 

Na cerimônia de posse, Cruz lembrou que não pensou em outra pessoa para substituir o ex-titular da Sedhs, o ex-deputado Nélio Fortunato. Antes dele, ocupava o cargo Zé Antônio (Republicanos), ex-prefeito de Itumbiara, que deixou a pasta para concorrer a um cargo de deputado federal – ele saiu da disputa derrotado. 

Maria Yvelônia também ocupa a chefia da Secretaria de Relações Institucionais, cargo que era ocupado pela atual vereadora de Aparecida, Valéria Pettersen (MDB). 

Continua após a publicidade

A nova titular da Sedhs foi um dos nomes de prestígio da área social do governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (Partido Liberal), quando atuou como secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania. 

Ligada à ex-ministra e atual senadora Damares Alves, também do Republicanos, Yvelônia é uma grande aposta da sigla para a disputa da prefeitura de Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal. 

Formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a titular é servidora efetiva do governo do Distrito Federal. 

Antes da cerimônia de posse, na última quinta-feira (2), a secretária foi à Câmara Municipal de Goiânia, para discursar aos vereadores. Na ocasião, aproveitou para dizer que era a primeira técnica a assumir a pasta. “Vim conhecer os vereadores porque são eles que atendem aos moradores e que conhecem o cotidiano e dificuldades dessas pessoas”, disse ela aos parlamentares.

Em agosto do ano passado, Maria Yvelônia esteve em uma agenda em Goiânia. Ela acompanhava o ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Ainda pairava, nos membros do então governo de Jair Bolsonaro, alguma expectativa de reeleição do mandatário do Planalto. 

Maria Yvelônia, por meio do Republicanos, poderia ter alcançado postos acima da Secretaria da qual era responsável. Quem sabe até um ministério. Com a derrota de Bolsonaro, o Republicanos precisava encaixar um de seus quadros mais importantes. Como uma forma de readequação da rota para a construção de um projeto político-eleitoral para Maria Yvelônia, Goiânia, sob Cruz, seria uma porta aberta adequada. 

Aliou-se à capacidade técnica da assistente social com a intenção de elegê-la prefeita de Valparaíso, numa estratégia, ambiciosa, do Republicanos de aumentar seu poder nos executivos municipais no pleito de 2024. 

Em 2020, o nome dela havia surgido como um player que competiria ao cargo na prefeitura, mas não foi para frente. De qualquer forma, como mulher de confiança de Rogério Cruz – sob a benção do Republicanos – a expectativa é que ela consiga fazer pontes importantes de ações integradas na área social, inclusive, abrangendo a região metropolitana da capital. Pelo menos é o que ela tem dito às pessoas próximas.

Veja Também