Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Eleição coloca ex-vereador como prefeito de Iaciara

Depois de cassação de prefeito eleito em 2020, poupança de Iaciara elege candidato que era vereador em cidade goiana

Postado em: 06-03-2023 às 08h02
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Eleição coloca ex-vereador como prefeito de Iaciara
Depois de cassação de prefeito eleito em 2020, poupança de Iaciara elege candidato que era vereador em cidade goiana | Foto: Divulgação

A população de Iaciara, que fica a 507 km de distância de Goiânia, ficou em alvoroça neste domingo para ir às urnas para escolher o novo prefeito da cidade depois de uma decisão judicial. 

Neste domingo, dia 5 de março, uma eleição, excepcional, elegeu Waguinha de Delza (Partido Liberal)  como o novo prefeito de Iaciara, com 1.773 votos. Sebastião foi escolhido como vice-prefeito. 

Entre os 7.790 eleitores aptos a votar, compareceram 5.088, totalizando uma abstenção de 34,69%. Os votos nulos somaram 3,13% e os brancos 2,37%.

Continua após a publicidade

A eleição foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para que a população, que pode votar, eleja o novo prefeito e o vice no município. Os eleitores puderam ir às urnas entre as 8h e 17h. 

Os cidadãos da cidade elegeram, em 2020, como prefeito, Haicer Sebastião Pereira Lima e, como vice, Marcos Pereira de Macedo, mas a chapa foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o órgão, a chapa foi cassada em “razão de irregularidades verificadas na Prestação de Contas de campanha”.

Depois que entendeu tudo, o TRE afastou ambos dos respectivos cargos em novembro de 2022. Desde então, o prefeito da cidade é o presidente da Câmara, Wagner Nery Sampaio. 

Estiveram na disputa eleitoral, vale dizer, excepcionalmente, na disputa eleitoral deste domingo dia 5 de março a Coligação Iaciara Para Todos (Federação PSDB/Cidadania /77-Solidariedade), sendo Arthur Humberto Rodrigues de Paula (Cidadania) para prefeito e José Reis Oliveira dos Santos (Solidariedade) para vice-prefeito; Coligação União, Experiência e Trabalho (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PCdoB/PV) 12-PDT, com Gilmar Nery de Oliveira (PDT) para prefeito e Maria Deuseni de Oliveira Gonçalves (PT); e o atual prefeito interino, Wagner Nery Sampaio (PL), presidente da Câmara, concorre ao cargo com Sebastião José Amâncio da Silva para vice-prefeito. 

As eleições complementares ocorrem neste domingo, dia 5 de março. A dois anos das eleições de 2024, ano em que estão de fato marcadas, o novo prefeito tem o indisfarçável compromisso de convencer a população de voltar, de alguma forma, ao poder.

Veja Também