Veja o resultado das eleições suplementares dos 5 municípios que foram às urnas domingo

Elegeram prefeitos: Iaciara, em Goiás; Capão do Cipó, Miraguaí e Redentora, no Rio Grande do Sul; e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte

Postado em: 06-03-2023 às 08h41
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja o resultado das eleições suplementares dos 5 municípios que foram às urnas domingo
Elegeram prefeitos: Iaciara, em Goiás; Capão do Cipó, Miraguaí e Redentora, no Rio Grande do Sul; e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte (José Cruz/Agência Brasil)

Cinco municípios brasileiros tiveram eleições suplementares no domingo (5). Iaciara, em Goiás; Capão do Cipó, Miraguaí e Redentora, no Rio Grande do Sul; e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte.

No Estado, o prefeito interino de Iaciara, Wagner Nery Sampaio (PL), o Waguinho da Selza, venceu as eleições complementares de Iaciara. Presidente da Câmara municipal, ele teve 36,88% dos votos válidos (1.773). O vice dele é Sebastião José Amâncio da Silva.

Ao todo, 5.088 dos 7.790 eleitores aptos a votar foram às urnas, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). Ou seja, houve uma abstenção de 34,69%. Os votos nulos somaram 3,13%, enquanto os brancos 2,37%.

Continua após a publicidade

Foram derrotados: Arthur Humberto Rodrigues de Paula (Cidadania) para prefeito e José Reis Oliveira dos Santos (Solidariedade) para vice; Gilmar Nery de Oliveira (PDT) e Maria Deuseni de Oliveira Gonsalves (PT). Vale citar, Arthur teve 1.736 votos (36,11%), mas teve a candidatura anulada pela Justiça. O candidato do PDT, por sua vez, 1.299 (27,02%).

Vale citar, a eleição ocorreu após a cassação do ex-prefeito Haicer Sabestião Pereira Lima e do vice Marcos Pereira de Macedo por irregularidades na prestação de contas da campanha. Waguinho, então, atuava como prefeito interino desde novembro de 2022. Agora, ele assume como “tampão”, uma vez que em 2024 ocorrem novas eleições.

Sobre a cassação

Sobre a cassação de Haicer e Marcos, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) verificou e denunciou doações não identificadas e a suspeita do uso de funcionários da prefeitura como “laranjas” durante o pleito. De acordo com o órgão, na prestação de contas estavam gastos excessivos e não comprováveis com combustíveis, por exemplo. Além disso, mais de 48% dos valores arrecadados na campanha eram de origem não identificada.

Naquele momento, a defesa afirmou serem “meros erros formais”. Disse, ainda, que a quantidade de valores era “ínfima”. Contudo, para a juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, relatora do caso no TRE-GO, “tais irregularidades não devem ser encaradas como ‘meros erros formais’, já que são graves, a ponto de comprometerem a lisura do pleito”.

Outros quatro municípios tiveram eleições suplementares

Pelo País, outros quatro municípios tiveram eleições no último domingo. Foram eles: Capão do Cipó, Miraguaí e Redentora, no Rio Grande do Sul; e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte.

Em Capão do Cipó, Adair Cardoso (PDT) foi eleito com 61,21% dos votos. O vice é Elso Engleitner. Em Miraguaí, Luis Carlos Hermann, o Mosquito (MDB), com Vandinho na vice, teve 60,87% dos eleitores. Já em Redentora, Malberk Dullis, o Nico (MDB), teve 77,5%, junto com o vice Giacomini (MDB) – ele era o único candidato.

Por fim, em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, Remo da Fonseca Silveira (PP) foi eleito com 50,14% dos votos válidos, tendo como vice Silvio Nobre. Vale destacar, ele teve 5.278 eleitores, somente 29 a mais que o concorrente Jefferson (PL) – e Dr. Thales (PL) -, que chegou a 5.249.

Os eleitores nos pleitos complementares deve ser diplomados até 28 de março. Os cinco eleitos no último domingo permanecerão no cargo até o fim de dezembro do ano que vem.

Vale citar, foi a Portaria da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de nº 1.006, de 14 de outubro de 2022, que estabeleceu o calendário de realização de eleições suplementares de 2023. Da mesma forma, Resolução do TSE de 2016 define aos Tribunais Regionais Eleitorais a expedição de instruções para regular a realização deste tipo de pleito.

Veja Também