Alvo de denúncias, Juscelino Filho deve se explicar a Lula em reunião no Planalto

O ministro é acusado de usar irregularmente um avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

Postado em: 06-03-2023 às 09h54
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Alvo de denúncias, Juscelino Filho deve se explicar a Lula em reunião no Planalto
O ministro é acusado de usar irregularmente um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro das Comunicações Juscelino Filho (União Brasil-MA) deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta segunda-feira (6/3) para dar explicações sobre acusações que vem sofrendo. O ministro é acusado de usar irregularmente um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O encontro deve ocorrer no fim da tarde, no Palácio do Planalto, assim que Juscelino voltar para Brasília. Em entrevista na última quinta-feira (2), Lula disse defender a presunção de inocência do ministro, mas afirmou que o futuro de Juscelino no governo está incerto. “Se ele não conseguir provar a inocência, ele não pode ficar no governo”, disse o petista na ocasião.

Segundo as acusações, Juscelino teria usado o avião da FAB e recebido quatro diárias e meia no mesmo fim de semana em que participou de leilões de cavalos de raça, em São Paulo. Segundo a assessoria do ministro, ele rebateu as acusações de irregularidades.

Continua após a publicidade

Leia também: Lula conversa com Zelensky sobre guerra na Ucrânia

Em comunicado divulgado na quinta-feira (2), o ministério afirmou que Juscelino Filho devolveu as diárias e determinou “apuração imediata dos procedimentos administrativos que foram adotados relacionados às viagens”.

“Cabe esclarecer que, no referido fim de semana subsequente ao cumprimento da agenda oficial, o ministro usufruiu, sim, seu direito de praticar atividades de foro particular em São Paulo”, alega a pasta. “É inaceitável aventar qualquer prática ilegal, tampouco imoral da autoridade pública ao desfrutar seu período de folga para participar de qualquer compromisso”, completou o ministério.

Esclarecimentos

Em entrevista à CNN na manhã desta segunda (6), Juscelino Filho afirmou que irá “esclarecer tudo a ele”, se referindo à reunião que terá com Lula, em Brasília.

De acordo com aliados, além do diálogo marcado com o presidente e ministros palacianos, Juscelino vai municiado de documentos que explicariam algumas das acusações contra ele.

Veja Também