Deputadas promovem evento para incentivar mulheres na política

"É muito importante que a gente consiga ampliar o número de mulheres no parlamento e na política de forma geral", defende Bia de Lima

Postado em: 06-03-2023 às 10h47
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputadas promovem evento para incentivar mulheres na política
"É muito importante que a gente consiga ampliar o número de mulheres no parlamento e na política de forma geral", defende Bia de Lima (Foto: Alego)

A deputada estadual Bia de Lima (PT) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) promoveram o evento de formação Mulheres na Política. O encontro aconteceu no sábado (4), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O intuito, conforme as parlamentares, é preparar pré-candidatas para o pleito municipal de 2024. Na ocasião, foram debatidas questões como filiação partidária, a relevância da assessoria jurídica e contábil, redes sociais e mais.

Para Bia de Lima, “é muito importante que a gente consiga ampliar o número de mulheres no parlamento e na política de forma geral. Nós temos ocupado cada vez mais espaço em todas as esferas de poder, mas queremos mais e queremos chegar qualificadas. Precisamos usar a nossa voz para promover políticas públicas voltadas para as mulheres e nos firmar definitivamente nesse protagonismo”.

Continua após a publicidade

Adriana Accorsi, por sua vez, citou as dificuldades das eleições sobretudo as municipais. “Precisamos colocar as nossas intenções e deixá-las muito explícitas nos círculos sociais, pois as disputas são muito próximas com outras pessoas conhecidas. A preparação deve ser muito bem-feita e orientada e, por isso, é tão importante participarmos desses momentos”, argumentou.

Participaram mulheres de diversos segmentos e lideranças. Na mesa, participaram as deputadas, mas também a vereadora de Alvorada (GO), Rosely Cavalcante (PT); a vereadora e presidente da Câmara de Goianira, Kátia Alves Tourinho; a vereadora de São Miguel do Passa Quatro, Oneide Maria de Godoi; a ex-vereadora de Professor Jamil, Luzia Quilombola; a secretária nacional de Juventude, Nádia Garcia; a dirigente do PT Nacional, Ludmilla Barreto; a secretária de Gestão do Sistema de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal; a secretária nacional de Mulheres do PT, que fez uma participação por vídeo, Anne Moura; e mais.

Cresceu a representatividade

Vale citar, a Assembleia dobrou o número de deputadas nessa Legislatura. Antes estavam Adriana Accorsi e Lêda Borges (PSDB) – ambas foram para a Câmara Federal. Agora, Vivian Naves (PP), Zeli (Solidariedade), Rosângela Rezende (Agir) e Bia de Lima.

Na Câmara, triplicou: Magda Mofatto (PL) e Flávia Morais (PDT) foram reeleitas e receberam o reforço de Lêda Borges, Adriana Accorsi, Marussa Boldrin (MDB) e Silvye Alves (União Brasil).

Veja Também