Receita vai investigar 2º pacote de joias enviadas para Bolsonaro

Joias teriam entrado no país ilegalmente

Postado em: 06-03-2023 às 13h04
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Receita vai investigar 2º pacote de joias enviadas para Bolsonaro
Joias teriam entrado no país ilegalmente. | Foto: Reprodução

A Receita Federal afirmou, nesta segunda-feira (6/6), que deve tomar “providências cabíveis” para investigar as circunstâncias de entrada de um segundo pacote de joias enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo governo da Arábia Saudita.

Esse pacote não teria sido interceptado pelo órgão, segundo recibo obtido pelo jornal Folha de S.Paulo, mas estaria na bagagem de um dos integrantes da comitiva presidencial que foi ao Oriente Médio em 2021.

O pacote teria relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard. Não há estimativas dos valores desse lote de joias.

Continua após a publicidade

As joias foram entregues por um assessor especial do Ministério de Minas e Energia ao Palácio do Planalto apenas em novembro de 2022, e teria ficado sob a guarda do Ministério desde a entrada no Brasil, em 2021.

A Receita disse, em nota, que o pacote poderia ter ingressado no país se trazido por outro viajante, diferente daquele alvo da fiscalização aduaneira. “O fato pode configurar em tese violação da legislação aduaneira também pelo outro viajante, por falta de declaração e recolhimento dos tributos”, diz a nota.

Nesta segunda, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, solicitou investigação da Polícia Federal (PF) sobre as suspeitas.

Veja Também