Titular da Secretaria do Entorno vai despachar de Brasília

Governador Ronaldo Caiado deu posse a novos titulares em cerimônia nesta segunda

Postado em: 07-03-2023 às 07h35
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Titular da Secretaria do Entorno vai despachar de Brasília
Governador Ronaldo Caiado deu posse a novos titulares em cerimônia nesta segunda | Foto: Cecília Epifânio

Em clima de festa, três novos nomes do alto escalão do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado foram empossados nesta segunda-feira (6). Caiado trocou os titulares da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e criou a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF

Para a Secti, Caiado escolheu o engenheiro José Frederico Lyra Netto, que já foi secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia. Por indicação da ex-ministra Flávia Arruda, Caiado deixou a SEDF a cargo de Maria Caroline Fleury de Lima. Em conversa com a reportagem do jornal O Hoje, a secretária disse que, a pedido do governador, ela vai despachar de Brasília. 

Ainda segundo ela, “a prioridade do governador é a questão do aumento das passagens no Entorno, que o Estado deve subsidiar”. A auxiliar já ocupou a secretaria especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República entre 2021 e 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.   

Continua após a publicidade

Caiado também deu posse ao ex-deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) como novo presidente do Detran. Antes do policial, a autarquia era presidida por Eduardo Machado, que estava no cargo indicado pelo Podemos desde março do ano passado.

O Auditório Mauro Borges, no subsolo do Palácio Pedro Ludovico, ficou pequeno para a presença de autoridades. Prefeitos, secretários, deputados federais e estaduais foram à solenidade. Em lugar de destaque, as deputadas federais Magda Moffato (PL), Lêda Borges (PSDB), Marussa Boldrin (MDB); o deputado federal Daniel Agrobom (PL). 

A ex-deputada federal e ex-ministra Flávia Arruda também esteve no evento e, em discurso quando foi lhe dada a palavra, cumprimentou a nova secretária. “Não tinha nome melhor para unir Goiás e o DF, que é uma coisa que a gente sempre batalhou. 

Desafios no DF

Contrariamente do que se esperava, com a posse de alguém indicado por prefeitos do Entorno, Caiado escolheu Maria Caroline Fleury de Lima. Questionada sobre como ela se relacionaria com o governo do petista Lula da Silva, já que passou pelo governo de Jair Bolsonaro, ela explica que este tipo de trabalho é para construir pontes. 

Sobre a resistência dos prefeitos, que queriam um nome de Goiás, ela afirma que “essa questão limítrofe não é um entrave”. “A gente vai estar junto com eles, em todos os municípios e, talvez uma questão de sede, não vai ter barreira alguma. Vamos ter um relacionamento, bem participativo, sem que cause um mal-estar”. 

A nova secretária afirma que, no último encontro com Caiado, é que “o governador não admite aumento da passagem”. “Ele quer que a gente consiga sanar. Sobre o ajuste, vamos trabalhar muito para conseguir um subsídio, mas é preciso melhorar a questão das linhas e dar qualidade”. 

Maria Caroline também explicou que não haverá entrave com a relação da pasta com o governo do Distrito Federal, uma vez que o então governador afastado, Ibanéis Rocha (MDB),  rompeu politicamente com Flávia Arruda. “Vamos sentar com os prefeitos, com o GDF, com a governadora em exercício [Celina Leão], e não vai ter dificuldade”.

Veja Também