Inclinado à oposição, grupo vanguardista ganha novos integrantes

Grupo até então formado por cinco vereadores tende a engrossar as fileiras com a chegada de três novos nomes

Postado em: 07-03-2023 às 07h45
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Inclinado à oposição, grupo vanguardista ganha novos integrantes
Grupo até então formado por cinco vereadores tende a engrossar as fileiras com a chegada de três novos nomes | Foto: Reprodução

O famoso ‘grupo vanguardista’ da Câmara Municipal de Goiânia deve ganhar novos integrantes na manhã desta terça-feira (7/3). O anúncio dos vereadores que passarão a integrar o time será realizado, na tribuna, pelo vereador Igor Franco (Solidariedade), um dos líderes do movimento dentro da Casa de Leis. 

Conforme apurado pela reportagem, um dos três novos integrantes será o vereador Willian Veloso (PL). O parlamentar, assim como os demais, reúne uma sequência de queixas em relação à administração municipal. O clima, que já não era bom, se agravou depois que Veloso assumiu a relatoria de uma emenda ao Código Tributário, no final do ano passado. 

Em contrapartida, o grupo perdeu, na semana passada, uma de suas integrantes. Trata-se da vereadora Gabriela Rodart (PTB). Rodart teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) por infidelidade partidária. Com a chegada dos novos três nomes e, ao mesmo tempo, a saída de Rodart, o grupo contará, a partir desta terça, com sete membros. 

Continua após a publicidade

Conforme divulgado pelo O HOJE em reportagens anteriores, os intitulados ‘vanguardistas’ ainda amargam o sabor da indefinição. Na contramão do esperado — e prometido —  seguem sem saber que rumo tomar em relação à prefeitura de Goiânia. A reportagem tem acompanhado a história de perto e a informação mais recente é que, apesar de não haver qualquer definição, na atual conjuntura o grupo se encontra mais inclinado à oposição.

Como revelado ainda em dezembro do ano passado, o objetivo desse grupo era firmar posição até o final de janeiro de 2023. Os prazos, porém, foram estourados por um descompasso de agenda com o Paço e também pela chegada de Jovair Arantes (Republicanos) ao comando da Secretaria de Governo (Segov). A decisão, conforme afirmado por um de seus integrantes, será tomada em conjunto, na certeza, segundo ele, que no meio termo não ficarão.

O vereador Igor Franco explicou o imbróglio que passa pela chegada de Jovair à prefeitura. “Estamos aguardando deliberação do novo secretário. As tratativas estavam bem avançadas, aí entrou o novo secretário e agora estamos aguardando as deliberações sobre as demandas que temos nos bairros. As coisas precisam caminhar, caso continuem travadas, não teremos nenhum motivo para permanecer na base”.

Ele acrescentou que até a chegada de Jovair, o caminho do bloco seria a oposição. A esperança era que o secretário, habilidoso que é, soubesse resolver a relação conflituosa dos vereadores com o Paço. O que não ocorreu.

Com a saída de Rodart, o grupo passou a contar apenas quatro vereadores: Anderson Sales Bokão (sem partido), Igor Franco (Pros), Paulo Magalhães (União Brasil) e Welton Lemos (Podemos). Com a chegada de Veloso, volta ao patamar de cinco nomes. Concretizada a chegada de outros dois, sobe para sete.  O vereador Willian Veloso foi procurado pela reportagem, mas não atendeu aos telefonemas. 

Veja Também