PF realiza sétima fase de operação contra vândalos do 8 de janeiro

Eles são cumpridos em Minas Gerais e no Paraná

Postado em: 07-03-2023 às 08h51
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PF realiza sétima fase de operação contra vândalos do 8 de janeiro
Eles são cumpridos em Minas Gerais e no Paraná (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF) realizou a sétima fase da Operação Lesa Pátria nesta manhã de terça-feira (7). Ao todo, foram oito mandados de busca e três de prisão. Eles são cumpridos em Minas Gerais e no Paraná.

Vale lembrar, a ação ocorre contra os suspeitos de atos de vandalismo aos três Poderes em Brasília ocorridos no último dia 8 de janeiro. A 1º fase da Lesa Pátria ocorreu em 20 de janeiro, ocasião em cinco pessoas suspeitas de financiarem ou participarem dos atos foram presas.

Segundo a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”. As investigações continuam.

Continua após a publicidade

Os atos de vandalismo os três Poderes culminaram na demissão do secretário de Segurança Pública e ex-ministro de Bolsonaro (PL), Anderson Torres. Ele foi preso dias depois – nesta segunda-feira (6), inclusive, onze de seus advogados pediram renúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, à época, houve o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB). O DF também foi alvo de uma intervenção federal. No dia seguinte a depredação do patrimônio público, mais de 1,5 mil foram presos.

Veja Também