Ministério destruiu 1,9 milhão de doses de vacinas em 2022, diz TCU

Os imunizantes haviam sido doados pelos Estados Unidos

Postado em: 07-03-2023 às 14h01
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério destruiu 1,9 milhão de doses de vacinas em 2022, diz TCU
Os imunizantes haviam sido doados pelos Estados Unidos. | Foto: US Embassy

O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou, após auditoria, que o Ministério da Saúde destruiu um total de 1,9 milhão de doses de vacina da AstraZaneca em 2022. Os imunizantes haviam sido doados pelos Estados Unidos (EUA) antes do fim do prazo de validade, mas não foram distribuídos pelo governo.

Ao todo, o Brasil recebeu 2,18 milhões de doses doadas pelos EUA por meio de cooperação internacional. As doses chegaram ao país em novembro de 2021, a menos de 40 dias do fim do prazo de validade.

O relatório do TCU afirma que o ministério aceitou a doação de 2.187.300 de doses das vacinas “com prazo de validade bastante exíguo e sem prévia estratégia de utilização em tempo hábil”. E que, após a chegada, o governo brasileiro mandou amostras dos imunizantes para análise de qualidade, como recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, a autorização para uso só ocorreu 20 dias após a chegada das vacinas.

Continua após a publicidade

Dos imunizantes, de acordo com o TCU, apenas 282 mil foram distribuídos aos Estados. As restantes não foram efetivadas a tempo.

O Tribunal aponta falta de planejamento e cuidado, o que teria levado ao vencimento dos imunizantes. “descarte da quase totalidade dos imunizantes, gerando despesas de quase R$ 1 milhão, com transporte, desembaraço aduaneiro, armazenagem e incineração, sem trazer benefícios à população”.

Veja Também