Caiado precisa explicar nomeação de Fleury, diz prefeito de Valparaíso

Para Pábio Mossoró, prefeitos foram “desmerecidos” por Caiado ao escolher nome de Brasília à Secretaria do Entorno do DF

Postado em: 08-03-2023 às 08h16
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado precisa explicar nomeação de Fleury, diz prefeito de Valparaíso
Para Pábio Mossoró, prefeitos foram “desmerecidos” por Caiado ao escolher nome de Brasília à Secretaria do Entorno do DF | Foto: Reprodução

Nem o deputado federal Célio Silveira (MDB) nem o deputado estadual Wilde Cambão (PSD). O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) abriu mão de escolher qual nome de preferência da maioria dos prefeitos do Entorno do Distrito Federal para empossar para a SEDF com fins de gerir a região a Maria Caroline Fleury de Lima. 

Enquanto convidados se entusiasmaram, a presença de apenas um prefeito, de 11 prefeitos, foi à cerimônia de posse. Inclusive, cadeiras foram reservadas aos chefes de executivo municipal. O clima demonstrou a insatisfação dos representantes com a escolha da titular, indicada pela ex-deputada federal e ex-ministra Flávia Arruda (ex-PL).  

O prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab), Pábio Mossoró, afirmou ao jornal O Hoje que prefeitos da região se sentiram desprestigiados pelo governador por não terem sido ouvidos para a escolha do titular da pasta essencial à região. 

Continua após a publicidade

“O governador ficou de pensar em um nome junto com a gente. Agora ela [secretária Maria Caroline Fleury] vai ter que demonstrar confiança e trabalhar pelo Entorno”, comentou Pábio, antes de mandar um recado ao chefe do Executivo estadual: “O Entorno foi fundamental para Caiado ser reeleito.” 

O prefeito lembra que Caiado foi a público, onde garantiu que ouviria os prefeitos do Entorno para entrar em um consenso. “Os prefeitos aguardavam o governador chamá-los. Ele disse em público que conversaria com a gente”, diz, magoado. Mossoró ainda afirma que – opinião unânime entre os gestores -, na primeira oportunidade, devem perguntar ao governador qual foi o motivo de ele ter chamado “alguém de Brasília”. 

Perguntado sobre se já há agenda com a secretária, Pábio Mossoró diz que “Cabe ao Executivo procurar os prefeitos”. 

A preocupação é sobre como a pasta funcionaria sob o comando de alguém, como os prefeitos repetem, “de fora”. A secretária, no entanto, tem respondido que vai dialogar com os prefeitos, entender as prioridades e resolvê-las. 

Na ocasião da posse, Maria Caroline Fleury afirmou ao jornal O Hoje que a principal pauta da pasta, por ora, é a questão do transporte público da região. Ela também informou que, a pedido do governador Ronaldo Caiado, vai despachar de Brasília. Por outro lado, ela também se comprometeu a visitar as cidades, conversar com a população e, principalmente, com os seus representantes. 

Veja Também