Gilmar defende que Conselho de Ética de Câmara discuta caso de Nikolas Ferreira

O político é acusado de transfobia depois de usar uma peruca amarela no Dia da Mulher e criticar transexuais no plenário da Câmara

Postado em: 11-03-2023 às 10h20
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Gilmar defende que Conselho de Ética de Câmara discuta caso de Nikolas Ferreira
O político é acusado de transfobia depois de usar uma peruca amarela no Dia da Mulher e criticar transexuais no plenário da Câmara | Foto: Reprodução/ STF

O ministro do Supemo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu que a Câmara dos Deputados por meio do seu Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, passe a avaliar o caso do deputado Nikolas Ferreira do PL. O político é acusado de transfobia depois de usar uma peruca amarela no Dia da Mulher e criticar transexuais no plenário da Câmara na última quarta-feira (8).

Em evento no Rio de Janeiro, o ministro diz que “tem que haver uma discussão sim, no âmbito do Congresso Nacional sobre a responsabilidade parlamentar, Comissão de Ética e tudo mais”.

Nikolas Ferreira é alvo de pedidos de cassação por parte de deputados federais do PSOL, PDT, PSB e Rede. Ele é acusado de ter tido um discurso “ofensivo e criminoso”, além de “manifestar discriminação e ridicularizar pessoas transexuais e travestis”. A acusação ocorreu após Nikolas alegar ter direito de fala ao se declarar “Deputada Nikole” e dizer que as mulheres estariam perdendo espaço “para homens que se sentem mulheres”.

Continua após a publicidade

Depois da polêmica, Nikolas veio a público novamente para tratar do tema. Em suas redes sociais citou vários exemplos de mulheres trans que teriam vantagens em esportes e afirmou que fazia uma “defesa pelas mulheres”. E voltou a afirmar que “as mulheres estão perdendo espaço pra homens”.

O pedido de uma investigação no Conselho de Ética está nas mãos do presidente da Câmara, Athur Lira (PP-AL).

Leia também:

Veja Também