Dois deputados goianos retiram assinatura da CPMI dos atos golpistas

Governo Lula tenta enfraquecer processo de abertura da comissão

Postado em: 14-03-2023 às 16h46
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dois deputados goianos retiram assinatura da CPMI dos atos golpistas
Governo Lula tenta enfraquecer processo de abertura da comissão | Foto: Reprodução Joedson Alves/Agência Brasil

Dois deputados goianos retiraram suas assinaturas do requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso para apurar os atos golpistas de 8 de janeiro. A posição partiu dos parlamentares Célio Silveira (MDB) e José Nelto (PP).

Na lista original, dez deputados e um senador da bancada goiana apoiavam o pedido. Ao todo, inicialmente, 189 deputados e 33 senadores se manifestaram a favor da medida. No entanto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está tentando evitar a instauração da CPMI e, por último, fez negociações de cargos e emendas.

Conforme compartilhado pelo Estadão nesta terça-feira (14), o governo decidiu liberar a distribuição de cargos de segundo escalão para ampliar apoio no Congresso e, assim, barrar a CPMI. O autor da proposta da comissão é o deputado André Fernandes (PL), oposição ao governo Lula.

Continua após a publicidade

O deputado goiano, José Nelto (PP), justificou à Coluna Xadrez a retirada de seu nome da CPMI. “Esta CPMI vai paralisar o Congresso e atrasar a votação de projetos estruturantes para o País, sendo o mais importante deles, a Reforma Tributária”, explicou o político.

Leia também: PL deve abrir mão de relatoria do Orçamento para ocupar comissão que desgasta governo Lula

O parlamentar do Partido Progressistas (PP) e Célio Silveira (MDB) foram alvos de ataque bolsonaristas nas redes sociais, após a retirada das assinaturas.

Com a movimentação do governo para enfraquecer o requerimento de abertura da CPMI, a oposição também está se mobilizando para conseguir novas assinaturas e conseguir recuperar as perdas. Caso seja instalada, a comissão será controlada pelos oposicionistas.

Os nomes da bancada goiana que permanecem apoiando a CPMI são Gustavo Gayer, Daniel Agrobom, Professor Alcides e Magda Mofatto, todos do PL; Silvye Alves e Zacharias Calil, do União Brasil; Glaustin da Fokus (PSC), Marussa Boldrin (MDB) e o senador Wilder Morais (PL).

Veja Também