Ronaldo Caiado apresenta legislação de expansão do 5G em Goiás
A apresentação aconteceu durante uma coletiva de imprensa no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) - HUB Goiás
Por: Cecília Epifânio

O governador Ronaldo Caiado (UB), apresentou nesta terça-feira (14), uma legislação estadual para a expansão do sinal 5G para cidades goianas. Além de Goiânia e Aparecida de Goiânia, mais 48 municípios estão liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a operar a quinta geração de internet. De acordo com o governo, outras 32 cidades estão em fase de aprovação.
“As empresa têm disposição de investir, mas tem a legislação que os impede. A nossa lei estadual foi publicada e agora temos um modelo, uma orientação, de como deve ser a legislação, respeitando autonomia de cada município para que facilite e viabilize a implantação do 5G. Vamos trabalhar juntos”, disse o governador.
A apresentação aconteceu durante uma coletiva de imprensa no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás, inaugurado no mês passado, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. O evento contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, especialistas do setor de telecomunicações e prefeitos de várias cidade de Goiás.
Segundo Ronaldo Caiado, a legislação foi criada com o objetivo de orientar as cidades goianas a agilizarem os licenciamentos municipais, além de orientar os municípios sobre o uso do solo para as torres, postes, estações de trasnmissão e outros tipos de mobiliário urbano para a implantação do 5G.
Caiado afirmou que “de 150 cidades no ranking nacional dessa área 5G, Goiânia é a 125ª. Depois vem Aparecida de Goiânia, Rio Verde. Ou seja, Goiás estar hoje nessa posição é algo que exige de nós muita responsábilidade a partir de agora. Não podemos brincar com isso”.
Em outro momento da coletiva, foi citado a importância do novo sinal. A tecnologia 5G é uma nova geração da rede de internet móvel, e oferece maior velocidade na transmissão de dados – se comparada com a fibra ótica. Além disso, o sinal oferece uma cobertura mais ampla e conexões com mais latência e mais estáveis.
Confira as cidades em que o 5G já está liberado para utilização:
- Goiânia
- Aparecida de Goiânia
- Alto Paraíso de Goiás
- Cavalcante
- Cocalzinho de Goiás
- Corumbá de Goiás
- Cristalina
- Formosa
- Goianésia
- Inhumas
- Luziânia
- Nerópolis
- Niquelândia
- Nova Veneza
- Novo Gama
- Padre Bernardo
- Pirenópolis
- Planaltina
- Santo Antônio do Descoberto
- Terezópolis de Goiás
- Valapraíso de Goiás
- Abadia de Goiás
- Abadiânia
- Água Fria de Goiás
- Águas Lindas de Goiás
- Alexânia
- Alvorada do Norte
- Aragoiânia
- Barro Alto
- Bela Vista de Goiás
- Bonfinópolis
- Brazabrantes
- Cabeceiras
- Caldazinha
- Caturaí
- Cidade Ocidental
- Flores de Goiás
- Goianápolis
- Goianira
- Guapó
- Hidrolândia
- Mimoso de Goiás
- Santa Bárbara de Goiás
- Santo Antônio de Goiás
- São Miguel d’Aliança
- Senador Canedo
- Simolândia
- Trindade
- Vila Boa
- Vila Propício