TCU dá prazo de 5 dias para Bolsonaro entregar joias

Os presentes foram listados no acervo pessoal do ex-presidente, que nega irregularidades

Postado em: 15-03-2023 às 15h48
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: TCU dá prazo de 5 dias para Bolsonaro entregar joias
Os presentes foram listados no acervo pessoal do ex-presidente, que nega irregularidades. | Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de cinco dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolva as joias do segundo estojo que foram presenteadas pela Arábia Saudita.

Os presentes foram listados no acervo pessoal do ex-presidente, que nega irregularidades. Outro estojo, contendo brincos e colar, está retido na Receita Federal. Os itens foram interceptados na chegada ao Brasil.

As joias foram recebidas pelo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que representou Bolsonaro em uma viagem à Arábia Saudita. O ex-ministro disse, em depoimento à Polícia Federal (PF), que as joias foram entregues “sem direcionamento” pelos sauditas.

Continua após a publicidade

A decisão, tomada em julgamento realizado nesta quarta-feira (14/3), também determina que armas recebidas por Bolsonaro também sejam entregues. Esses objetos deverão ser entregues à Secretaria-Geral da Presidência.

A Receita Federal, por sua vez, deve liberar e entregar o primeiro conjunto de joias à Secretaria-Geral da Presidência. Também ficou determinada auditoria completa em todos os presentes que Bolsonaro recebeu em nome do governo.

Veja Também