Projeto que institui Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida da Juventude é aprovado na Câmara

A proposta é de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (Republicanos)

Postado em: 16-03-2023 às 14h04
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto que institui Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida da Juventude é aprovado na Câmara
A proposta é de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (Republicanos). | Foto: Alberto Maia

Na sessão ordinária desta quinta-feira (16/3) os vereadores de Goiânia aprovaram, em segunda e última votação, o projeto de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (Republicanos), que institui na Câmara Municipal a Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida da Juventude.

“É crucial a criação dessa Frente Parlamentar nesta Casa afim de compreender o fenômeno que ceifa tantas vidas de jovens e, em consequência, desenvolver políticas públicas para a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Para tanto, vamos promover amplos debates com representantes políticos, institucionais e sociedade civil”, justificou Sabrina.

Na última terça-feira (14), foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o projeto de lei (0146/2022) da vereadora que institui a Política Municipal de Prevenção da Automutilação em Jovens em Goiânia. Segunda ela, a nova Lei vai possibilitar medidas para promover a saúde mental e prevenir a violência autoprovocada. “Estima-se que um em cada cinco adolescentes já praticou a autolesão não suicida pelo menos uma vez na vida. Em tais casos, estão associados depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), ansiedade, dentre outros. Não estando descartados abuso físico e sexual, maus-tratos, separação familiar, dentre outros”, frisou ela.

Continua após a publicidade

Frente parlamentar

Ficará facultada a possibilidade de adesão à Frente Parlamentar, que contará no mínimo com um representante de cada partido com vereadorna Câmara. Sabrina enfatiza ainda que competirá à Frente propor projetos, analisar dados, desenvolver estudos, promover seminários, realizar audiências públicas, bem como viabilizar iniciativas dos Poderes Executivo e Legislativo na prevenção de suicídio e valorização da vida da juventude.

A vereadora do Republicanos enumerou uma série de dados para justificar sua proposta; “A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, por exemplo, 112.230 mortes por suicídio ocorreram entre os anos 2010 e 2019, com um aumento de 43% de mortes anualmente”.

Em Goiás, citou Sabrina Garcêz, em 2020, o índice de mortes por suicídio chegou a 3,5 por dia. “Portanto, temos a convicção de que essa Frente a ser criada tomará as medidas necessárias para prevenir e valorizar a vida dos nossos jovens. É a minha esperança”, concluiu. 

Veja Também