De olho em 2024, Policarpo reacende conversas com cúpula petista

Fontes ligadas ao presidente da Câmara e ao PT confirmam conversas que podem levar presidente da Casa a disputar cadeira do executivo

Postado em: 17-03-2023 às 07h51
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: De olho em 2024, Policarpo reacende conversas com cúpula petista
Fontes ligadas ao presidente da Câmara e ao PT confirmam conversas que podem levar presidente a disputar cadeira do executivo | Foto: Divulgação/ Alego

Francisco Costa e Felipe Cardoso

Presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) não deve permanecer na sua atual legenda – que pode se tornar o Mais Brasil, fusão com o PTB. Interlocutores ligados ao vereador dizem que as conversas com o PT esquentaram e que a chance dele se filiar na legenda para disputar a prefeitura da capital é grande.

Romário tem mantido o silêncio sobre sua permanência ou saída do partido. Ele, contudo, não tem disfarçado a insatisfação com o paço municipal, inclusive tendo feito denúncias contra a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que teve uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada. 

Continua após a publicidade

Mas de volta ao PT, fontes da legenda já disseram ao Jornal O Hoje que Policarpo abriu conversas com a sigla de olho no Paço. Atualmente, o partido tem como maior expoente no Estado a deputada federal, Delegada Adriana Accorsi. Ela, contudo, tem dito que não pretende disputar a prefeitura da capital – o que pode mudar, claro.

A petista já disputou o paço municipal em duas ocasiões. Em 2020, vale citar, ela terminou em terceiro lugar, atrás de Maguito Vilela (MDB), que levou o “prêmio”, e o senador Vanderlan Cardoso (PSD). 

Com ela de fora, o PT trabalha, ainda, o nome do ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira. Ele é suplente de deputado federal com quase 55 mil votos, sendo cerca de 30 mil em Goiânia. 

Mas Romário, três vezes presidente da Câmara de Goiânia, estaria bem cotado. Caso as negociações avancem, conforme interlocutores, ele poderia ser a aposta do partido em 2024, eleição considerada aberta. 

Rogério Cruz, claro, é pré-candidato à reeleição neste momento, tentando se viabilizar. Fora ele, especula-se o senador Vanderlan Cardoso; o deputado federal Gustavo Gayer (PL) ou deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL); a filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula Rezende (MDB); e nomes do União Brasil, como presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, os deputados federais Silvye Alves e Zacharias Calil, e o deputado estadual Bruno Peixoto.

Discurso contra a prefeitura

Na quarta-feira (15), Romário Policarpo fez um duro discurso contra a prefeitura de Goiânia. O parlamentar, na ocasião, considerou a prefeitura responsável por orquestrar uma espécie de ‘ataques’ às suas redes sociais. 

Segundo o presidente da Câmara, servidores comissionados do Paço teriam acessado seus perfis para xingá-lo e dizer que o vereador estaria promovendo fake news. “Peço ao líder do prefeito [vereador Anselmo Pereira] que diga aos funcionários da prefeitura, detentores de cargos comissionados, que não precisam entrar na minha rede social para me xingar como muitos fizeram a mando da própria prefeitura de Goiânia.” 

E continuou: “Eles terão muito tempo para apresentarem a defesa da prefeitura, pois o volume das denúncias é gigantesco. Ao invés de perderem tempo acessando as redes sociais dos vereadores para dizer que as denúncias são mentirosas, eles poderiam fazer o mínimo: defender a prefeitura diante do volume de acusações que foram feitas. Que a prefeitura não perca tempo ligando para funcionários, que perca tempo fazendo sua defesa, pois o volume de acusações e crimes que podem ser impostos à prefeitura é gigantesco”. 

Em outro trecho, Policarpo disse que muitos desses servidores estão lotados na Secretaria de Assistência Social, pasta, segundo ele, alvo da maior quantidade de denúncias. E repetiu: “Percam tempo fazendo a defesa pois o problema pode ser gigantesco”. 

Já o vereador Anselmo Pereira (MDB), líder do prefeito na Câmara, disse na sessão que o prefeito Rogério Cruz não coaduna com esse tipo de comportamento. “As denúncias que chegam nas administrações não podem ser temidas e rebeladas. Pelo contrário, elas vêm para dirimir ações que estão no primeiro, segundo e terceiro escalão. Eu tenho certeza absoluta que o prefeito Rogério não coaduna em hipótese alguma com esse tipo de comportamento. É preciso sanear rapidamente (…). Os reclames serão levados à mesa dele.”

Veja Também