“Onde me derem a missão, serei soldado”, diz Waldir sobre candidatura em 2024

Recém nomeado para presidência do Detran-GO, o ex-deputado federal é cotado para a disputa municipal na capital ou Aparecida

Postado em: 21-03-2023 às 07h39
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: “Onde me derem a missão, serei soldado”, diz Waldir sobre candidatura em 2024
Waldir disse ser um político de grupo e garantiu que não tomará qualquer decisão que vá na contramão das vontades do governador | Foto: Reprodução

O mais novo auxiliar do governo Ronaldo Caiado (UB), Delegado Waldir, visitou o grupo O HOJE para um bate-papo com jornalistas. Ele, que foi reconduzido recentemente à presidência de uma das mais importantes pastas da administração, o Detran Goiás, falou não apenas sobre os desafios do órgão para os próximos anos, como também de suas pretensões políticas.

O nome de Waldir tem sido ventilado entre possíveis cotados para a disputa municipal de Goiânia e Aparecida. Questionado se pretende, de fato, disputar, disparou: “Minha prioridade hoje é ser o melhor presidente do Detran-GO. Quero integrar o órgão ao cidadão e mostrar a nossa capacidade de gestão”. 

E continuou: “Por ter sido um dos melhores delegados da história de Goiás, três vezes o cidadão me levou à Câmara Federal. Em 2022, tive mais de meio milhão de votos na disputa pelo Senado. Meu foco, neste momento, é trabalhar muito para a sociedade minha capacidade de gestão. Fazendo isso, estarei preparado para qualquer missão”. 

Continua após a publicidade

Por falar em missão, Waldir deixou claro não titubear se convocado pelo governador. “Sou pessoa de grupo. Hoje pertenço ao grupo do governador Ronaldo Caiado e pertenço ao grupo do vice-governador Daniel Vilela. É certo que não darei nenhum passo político em relação a uma eventual candidatura em 2024 sem um pedido do grupo do governador”. 

E finalizou: “Posso fazer uma candidatura independente para deputado, mas uma candidatura majoritária você só faz com grupo. Não posso pensar em mim, tenho que pensar no povo de Goiás, no que o povo quer do Delegado Waldir, e no que o governador e seu vice pensam das nossas decisões políticas, que devem ser tomadas em conjunto. Mas não corro de desafios: Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Trindade, Vicentinópolis, Alvorada do Norte, enfim, onde eles derem a missão eu serei soldado”.

Foco em resultado

Agora à frente do Detran-GO, Waldir diz que irá trabalhar para trazer resultados ao povo goiano. Ele não apenas refutou qualquer possibilidade de “jeitinhos” dentro do órgão, como também prometeu intensificar as ações de fiscalização e educação no trânsito. Vale lembrar que logo que assumiu a presidência, Waldir tirou do papel uma polêmica mudança: a que estende aos profissionais da Guarda Civil Metropolitana o poder de aplicar multas.

Ao comentar as polêmicas geradas pelo assunto, disse não ter ido ao Detran-GO para “passear”. E completou: “Não podemos ficar com corporativismo e prejudicar o cidadão. Não podemos ter ‘ciúmes’ de outra instituição. Temos uma distribuição das infrações administrativas de competência federal, estadual e municipal. Isso está previsto no Código de Trânsito. Não quero e não vou entrar nas infrações de atribuição dos agentes de trânsito, mesmo porque a gente faz convênio para que eles possam executar as atividades”, ressaltou Waldir.

“Agora, [considerando] as atribuições do Detran-GO, já temos um convênio há muitos anos com a Polícia Militar, que em todo estado executa as atividades do Detran. E quando esse convênio com a PMGO foi questionado? Em algum momento teve essa polêmica? Nunca”, defendeu. “Em Goiânia, com mais de 1,5 milhão de habitantes, temos apenas 60 policiais militares que fazem essa fiscalização de trânsito. É um efetivo suficiente? Já foi mostrado que não. Então nós tivemos que tomar alguma ação”.

Ao falar especificamente sobre os agentes que reforçam, agora, o time de fiscalização do trânsito, o presidente assegura: “são GCMs que foram preparados e treinados para fazer esse serviço. Não pegamos ninguém ‘no laço’. São profissionais concursados, treinados e que exercerão as mesmas atribuições dos policiais militares do trânsito”.

Veja Também