Rogério Cruz afirma que interveio em 63 dos 99 pontos de alagamentos encontrados na sua gestão

A declaração ocorreu durante lançamento de projeto que visa drenar a água da chuva e evitar alagamentos em avenida do Jardim Goiás

Postado em: 21-03-2023 às 07h58
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério Cruz afirma que interveio em 63 dos 99 pontos de alagamentos encontrados na sua gestão

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) afirmou que a gestão municipal já realizou intervenções em 63 dos 99 pontos de alagamento identificados em Goiânia desde o início de sua gestão. A declaração ocorreu durante o lançamento do edital de licitação de obras de drenagem no Jardim Goiás, no início da tarde desta segunda-feira (20/03), na sede do Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/GO).

“Dos 99 pontos de alagamentos que encontramos, já realizamos intervenções em 63. O nosso compromisso agora é estender os trabalhos para onde existe um maior fluxo de pessoas, como o Jardim Goiás”, disse. O prefeito afirmou que tais obras “são extremamente necessárias para a cidade, ainda que intervenções subterrâneas não sejam tão lembradas pela população”.

Leia também: Goiânia tem 99 pontos de alagamento, mas recuperação é lenta

Continua após a publicidade

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, justificou que há décadas, Goiânia enfrenta problemas de drenagem. Segundo ele, a capital que não tem um Plano Diretor de Drenagem Urbana (PPDU) que contemple toda a cidade.

Projeto

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) elaborou projeto que visa drenar a água da chuva e evitar alagamentos na Avenida H, como o que ocorre no viaduto próximo a shopping da capital. A obra começa na própria Avenida H, sob a Avenida Jamel Cecílio, passando pelas ruas 14, 12-A e Rua 1, no Jardim Goiás, seguindo até o Córrego Botafogo. Toda a rede de drenagem será substituída, e o asfalto refeito em seguida nestes locais.

Ao todo, serão construídos 2.155,64 metros lineares de galerias de águas pluviais e 6.801,71 metros quadrados de asfalto. A obra, realizada com recursos próprios da Prefeitura de Goiânia, apresenta custo final de R$ 4.818.613,87 e está inclusa no Programa Goiânia Adiante, que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão em infraestrutura, saúde e educação. Segundo o cronograma da Seinfra, o prazo de execução é de 120 dias.

Avenida E

Durante o evento, foi lançado edital de licitação da ampliação da rede de drenagem e pavimentação de outras 10 ruas do Jardim Goiás: 15, 55, 56, 61, 58, 54, 62, 53, 59 e a Avenida E. A empresa que vencer a licitação construirá 2,7 quilômetros de galerias pluviais, com tubulações que variam de 40 milímetros a 150 milímetros. Construirá, também, 20 poços de visita e 112 bocas de lobo. De acordo com a Seinfra, o cronograma estabelece prazo de 180 dias para a empresa finalizar as obras.

Participaram da solenidade os secretários municipais Valfran de Sousa (Planejamento Urbano e Habitação), Realle Pallazo (Comunicação), Hemmanoel Feitosa (Inovação, Ciência e Tecnologia), a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, além dos vereadores da capital, Pedro Azulão, Leandro Sena e Denício Trindade.

Leia também: Fortes chuvas atingem Goiânia e deixam pontos de alagamento (ohoje.com)

Veja Também