Moro sabia de plano para matá-lo há mais de um mês, diz Rogério Marinho

Polícia acredita que criminosos trabalhavam com ideia de sequestrar o senador para negociar a liberação de Marcola, chefe da facção criminosa

Postado em: 22-03-2023 às 11h35
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Moro sabia de plano para matá-lo há mais de um mês, diz Rogério Marinho
Polícia Federal investiga o caso | Foto: Divulgação/ Agência Senado

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação que investiga integrantes de uma facção criminosa suspeitos de planejar sequestrar e matar autoridades, incluindo o ex-juiz Sérgio Moro. Sobre o caso, o senador Rogério Marinho (Partido Liberal), afirmou que seu colega já sabia há mais de um mês do plano da facção e por isso, não se surpreendeu.

“Ele já tinha essa informação havia mais de um mês e  isso estava sendo monitorado pela Polícia Federal. Houve um desfecho para prender os criminosos que estavam engendrando este plano. A polícia estava fornecendo segurança a Moro e sua família”, relatou o senador ao o Uol.

A polícia acredita que os criminosos trabalhavam com a ideia de sequestrar o senador, como forma de negociar a liberação de Marcola, chefe da facção criminosa. Quando era ministro de Segurança Pública, Moro determinou a transferência do líder como forma de enfraquecer a facção. 

Continua após a publicidade

Durante a investigação, somente em São Paulo, a Polícia Federal apreendeu joias, celulares, carros de luxo, uma moto e dinheiro em espécie. São cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo, Paraná, Rondônia e Mato Grosso do Sul. 

De acordo com as investigações, os ataques poderiam ocorrer a qualquer momento em uma destas cinco regiões. Os principais investigados estão nos estados de São Paulo e Paraná.

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

O senador se manifestou nesta manhã, pelas redes sociais, falando sobre a operação e disse que comentará o tema na tribuna do Senado.“Sobre os planos de retaliação do PCC contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do Senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e trabalho realizado”, escreveu.

O ministro da Justiça, Flávio Dino,  também se pronunciou em suas redes sociais. “Foi investigado e identificado um plano de homicídios contra vários agentes públicos (dentre os quais um senador e um promotor de Justiça). Hoje a Polícia Federal está realizando prisões e buscas contra essa quadrilha”, escreveu Dino, sem citar Moro.

Leia também: PF cumpre mandados contra grupo suspeito de vender drogas pela internet e enviar pelo Correios

Veja Também