Gayer convida ministro da Secom para prestar esclarecimentos na Câmara

Segundo o deputado, o ministro deverá prestar esclarecimentos a respeito da criação do gabinete de “combate à desinformação”

Postado em: 22-03-2023 às 14h35
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Gayer convida ministro da Secom para prestar esclarecimentos na Câmara
Segundo o deputado, o ministro deverá prestar esclarecimentos a respeito da criação do gabinete de “combate à desinformação”. | Foto: Reprodução

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) apresentou um requerimento para convidar o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Pimenta (PT), para prestar esclarecimentos a respeito da criação do gabinete de “combate à desinformação”.

“O desgoverno quer tolher o direito à liberdade de expressão? Convidei o ministro para esclarecer a esta e outras dúvidas. Espero que ele não se omita”, disse o deputado em suas redes sociais.

O gabinete

Em janeiro, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou a Procuradoria de Defesa da Democracia, uma nova divisão dentro da pasta focada no tema da desinformação e de ataques à democracia. A procuradoria está sendo chamada de gabinete de “combate à desinformação”.

Continua após a publicidade

O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu que uma potencial legislação saia do Congresso Nacional, a partir do projeto de lei relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Messias também falou da necessidade de autorregulação feita pelas próprias plataformas. “Quando as plataformas entenderem o próprio papel, teremos êxito”, disse o ministro.

Bloqueio de conservadores

No sábado, o dono do Twitter, Elon Musk, questionou Gayer sobre a rede social estar cumprindo a lei no país. O deputado havia publicado, em seu perfil na rede social, sobre os bloqueio que usuários conservadores haviam sofrido.

“Me disseram repetidas vezes que estávamos apenas cumprindo a lei no Brasil. Não é o caso?”, disse Musk.

Veja Também