Vanderlan não descarta possibilidade de entrar na disputa pela prefeitura de Goiânia

Senador diz que a capital precisa de uma gestão transformadora, assim como a que ele executou em Senador Canedo

Postado em: 23-03-2023 às 07h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vanderlan não descarta possibilidade de entrar na disputa pela prefeitura de Goiânia
Senador diz que a capital precisa de uma gestão transformadora, assim como a que ele executou em Senador Canedo | Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

Senador por Goiás, Vanderlan Cardoso (PSD) prefere manter o sigilo sobre 2024. Questionado qual será sua atuação no próximo pleito municipal, ele desconversa. “Esse papel nós vamos definir apenas em 2024.” Segundo ele, Francisco Júnior e Vilmar Rocha também poderiam ser os candidatos do PSD.

“Nesse momento estamos com tantas pautas positivas no Senado, trabalhando bastante e dando resultados para o País, que não há espaço para se pensar em eleição. Vamos deixar a política eleitoral para o ano que vem, afinal eu não decido nada sozinho, tudo precisa ser feito com o nosso grupo político”, revela o congressista.

Nos bastidores, contudo, é tido como certo que ele estará na corrida pela prefeitura de Goiânia. A avaliação é que sem Iris Rezende e Maguito Vilela, Vanderlan é favorito no páreo. Contra os dois emedebistas, vale lembrar, ele ficou em segundo lugar. 

Continua após a publicidade

Ele, inclusive, comenta ao Jornal O Hoje o fato de ser constantemente apontado como pré-candidato. “Como participei das últimas eleições municipais, meu nome sempre é lembrado pela população, que também relembra minha gestão como prefeito de Senador Canedo, quando fizemos uma gestão transformadora na cidade, algo parecido com o que Goiânia precisa hoje”, critica. 

Questionado, então, sobre apoiar alguém, ele afirma que o grupo é quem vai decidir se ele vai disputar ou se vai apoiar um companheiro. “E o meu partido, o PSD, possui ótimos nomes para a disputa, como o ex-deputado federal Francisco Júnior, que é capacitadíssimo, e o presidente do partido, o ex-deputado Vilmar Rocha. Eles também podem ser o nome do PSD em 2024.”

E completa: “Política é a arte do diálogo. E a gente não entra em um projeto tão importante como este com as mãos cheias de imposições. A gente entra para dialogar. Então eu tenho tranquilidade para dizer que posso, inclusive, apoiar um candidato que não seja do meu partido, basta que isso seja definido pelo nosso grupo. A gente não pode encarar uma eleição apenas como projeto pessoal e já chegar impondo nossas vontades. Sempre defendi que haja diálogo.”

Quando Vanderlan cita “grupo”, ele faz questão de dizer que isso não inclui apenas o PSD. De acordo com o senador, o diálogo não fecha as portas, mas inclui pretensos candidatos de outros partidos e quem quiser participar.

Ainda na entrevista, o político foi perguntado sobre 2026, quando termina o mandato de senador. Como era de se esperar, o ex-prefeito de Senador Canedo se esquivou. Segundo ele, o pleito estadual está muito longe para qualquer suposição, seja uma disputa a reeleição ou a outro cargo. 

“Todo o cenário pode mudar nos próximos dias, imagine até 2026. Vamos deixar o processo seguir o seu tempo, sem açodamentos. Precisamos passar por 2024 antes de debatermos 2026”, arremata.

Apoio

Presidente do PL, o também senador Wilder Morais teve o apoio de Vanderlan na eleição de 2022. O ex-prefeito de Senador Canedo fez campanha mesmo o PSD tendo candidato próprio – o presidente da legenda, Vilmar Rocha – e estando na base do governador Ronaldo Caiado – o PL lançou Major Vitor Hugo na disputa ao governo. 

Em 2024, caso Vanderlan decida disputar a prefeitura de Goiânia, não haverá reciprocidade. Wilder já disse ao Diário de Goiás que só apoiaria o colega senador, caso esse migrasse do PSD para o PL.

Fontes próximas de Vanderlan dizem, contudo, que ele não pretende deixar o partido, que dá a ele muita liberdade. Vale citar, contudo, que tanto Cardoso quanto Wilder tiveram o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para a disputa em 2020, mas estiveram em lados distintos em 2022.

Veja Também