Segunda-feira, 18 de março de 2024

Com visita de ministro a Rio Verde, Paulo do Vale demostra força política

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho lança obras do Minha Casa, Minha Vida no município

Postado em: 23-03-2023 às 07h55
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Com visita de ministro a Rio Verde, Paulo do Vale demostra força política
Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho lança obras do Minha Casa, Minha Vida no município | Foto: Reprodução

Há grande expectativa na política de Rio Verde com a recepção ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB), nesta quinta-feira (23). O auxiliar do presidente Lula da Silva (PT) vai dar a primeira ordem, no País, de serviço do programa Parcerias. Com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Barbalho anuncia a construção de 224 unidades de construção para o Minha Casa, Minha Vida, totalizando 1.200 casas e apartamentos.

O prefeito da cidade, Paulo do Vale, está sorrindo para as paredes. Além de demonstrar boa relação com o ministro, o prefeito, no seu segundo mandato – depois de um como deputado federal -, tem a credencial de anunciar que a cidade tem uma estrutura inovadora para facilitar o andamento do programa, já que oferece área e infraestrutura, tornando o valor do financiamento mais barato. 

Vale lembrar que Rio Verde, que fica no sudoeste goiano, tem 240 mil habitantes e se sustenta majoritariamente com o agronegócio. Os políticos da cidade têm forte ligação com o setor, o que transforma a disputa ainda mais acirrada, com aliados endinheirados, inclusive com influência – ou mandatos – em cargos importantes, como deputados estaduais e federais. 

Continua após a publicidade

A presença do governador Ronaldo Caiado também demonstra mais um passo dele para uma reaproximação ao agronegócio, do qual sofreu críticas por criar uma taxa que desagradou membros importantes do setor. A estratégia, além de firmar o compromisso com a área, de devolver o valor taxado como investimento em infraestrutura que facilite a vida, principalmente no escoamento de grãos com rodovias restauradas. 

Com forte protagonismo político-eleitoral, Paulo do Vale tem ambições que não se limitam às próprias, mas a de um jovem médico da cidade: Wellington Carrijo. A intenção é viabilizá-lo, em meio a tantos outros nomes, como aquele que vai suceder ao atual prefeito. Na listagem que percorre a boca miúda da cidade existem outras apostas: o deputado estadual Karlos Cabral, Osvaldo Fonseca Júnior (médico filiado ao Patriota) e o atual vice-prefeito Danillo Pereira. 

Danillo, o vice de Paulo do Vale, concorreu à Câmara Federal neste ano com o apoio do prefeito. Ele conseguiu 51,4 mil votos, ficando à frente do deputado federal Francisco Jr. (PSD), 48,5 mil, sendo o primeiro suplente do colega eleito, Dr. Ismael Alexandrino (PSD), 54,7 mil.

Um nome fortificado pelas relações com o governo federal e estadual é a jovem deputada federal Marussa Boldrin (MDB). A emedebista foi eleita deputada federal com mais de 80,4 mil votos como sucessora e com o apoio do deputado federal Zé Mário Schreiner (MDB). Zé Mário não disputou a reeleição para se dedicar a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).  Ele, contudo, apoiou e transferiu oficialmente suas bases para Marussa, que é engenheira agrônoma Outra herança da ex-vereadora de Rio Verde: se tornou uma atuante voz da bancada ruralista no Congresso. 

De maneira mais incipiente, o nome do ex-deputado federal Heuler Cruvinel (Patriota) – outro nome do agronegócio – é citado como candidato à prefeitura. Embora que em 2016 ele disputou contra Paulo do Vale, mas ficou na segunda colocação com 27,76% dos votos. No pleito do ano passado, Heuler disputou na chapa de Gustavo Mendanha (Patriota), na posição de vice-governador. 

De qualquer forma, o evento desta quinta-feira em Rio Verde, que pode atrair mais de duas mil pessoas, é mais uma demonstração de força política do prefeito Paulo do Vale, o que pode reverberar nos projetos eleitorais daqui a um ano e meio. 

Veja Também