Número de aliados de Lula no Congresso é incerto e abre espaço para a oposição

A incerteza pode prejudicar a aprovação de projetos já que partidos de oposição, como o PL, PP e UB, podem se unir em votações importantes

Postado em: 24-03-2023 às 21h59
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Número de aliados de Lula no Congresso é incerto e abre espaço para a oposição
A incerteza pode prejudicar a aprovação de projetos já que partidos de oposição, como o PL, PP e UB, podem se unir em votações importantes. | Foto: Reprodução

Até o momento, as tradicionais negociações entre o Legislativo e o Executivo não tem funcionado bem no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nem o petista e muito menos o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), sabem a força que ambos têm no Congresso.

A incerteza pode prejudicar a aprovação de projetos já que partidos de oposição, como o PL, PP e UB, podem se unir em votações importantes. Mesmo com o União Brasil (UB) ocupando três ministérios no governo petista, a legenda não garante votos em principais pautas.

Conversas preliminares não descartam a criação de um blocão entre as três siglas, que possuem, juntas, 207 deputados federais eleitos. A situação causa preocupação para o governo petista já que o apoio do “Centrão” é de “mais ou menos aliados”, tanto pode votar a favor do governo ou contra.

Continua após a publicidade

Além disso, o cenário pode trazer reflexos aos Estados, principalmente Goiás, onde a centro-direita e a direita se enraizaram. Seguindo essa vertente, o presidente do PP no Estado e chefe da Associação Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, foca na ampliação do número de lideranças do partido. Esse foco deve ficar mais explícito nas eleições municipais, marcadas para o ano que vem, onde o partido, historicamente identificado como centro-direita, deve buscar a ampliação no número de prefeitos, vice e vereadores.

Oposição

Em meio ao cenário de incertezas do governo Lula, o ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), Ciro Nogueira (PP), vem se destacando como operador político do ex-mandatário. O agora senador, segue sendo oposição mas, deixando claro aos deputados e senadores que, caso desejem, podem negociar com o Executivo. Lula, por sua vez, tem certo desgosto em relação a Ciro devido a seu apoio à Bolsonaro.

Outro membroimportante da oposição é o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que segue sendo o organizador partidário. Uma das estratégias lançadas por ele é p lançamento da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como presidente do PL Mulher.

Veja Também