Volta de Mendanha ao MDB soaria como admissão do erro, dizem aliados

Ex-prefeito de Aparecida deixou a sigla por defender candidatura própria ao governo

Postado em: 25-03-2023 às 07h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Volta de Mendanha ao MDB soaria como admissão do erro, dizem aliados
Ex-prefeito de Aparecida deixou a sigla por defender candidatura própria ao governo | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Francisco Costa

Aliados do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), voltasse ao MDB soaria como um pedido de desculpas ou um reconhecimento de erro. Pelo menos neste momento. 

Mendanha deixou o partido ainda em 2021 por discordar da aliança do MDB com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O então prefeito de Aparecida era um dos emedebistas que defendia uma candidatura própria ao governo de Goiás. 

Continua após a publicidade

Presidente estadual da legenda, Daniel Vilela costurou uma aliança com o governador. Inclusive, foi anunciado como pré-candidato a vice ainda naquele ano. 

Assim, para pessoas próximas a Mendanha que foram ouvidas pelo Jornal O Hoje, uma simples volta ao partido poderia ser uma admissão de erro, o que eles não concordam. Além disso, eles afirmam que, caso retorne, também não há garantias que o partido banque os planos dele nas próximas eleições. 

Aproximação 

Vale lembrar, no começo do mês o vice-governador Daniel Vilela disse à imprensa que as portas do partido estavam abertas para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Conforme o próprio Gustavo, não houve, contudo, uma conversa entre eles. 

Além disso, o ex-prefeito infirmou que não passava pela cabeça dele retornar ao partido. Ainda assim, expôs que gostou da afirmação. “Eu não tenho dificuldade de conversar com ninguém”, enfatiza e completa: “Tivemos uma relação muito próxima. Mas não teve nenhum movimento neste sentido [de sentar para conversar].”

Como mencionado, Mendanha esteve no MDB até o fim de 2021. Ele defendeu uma candidatura própria do partido em 2022, mas Vilela, que disputou o páreo em 2018, optou por se aproximar do governador Ronaldo Caiado. “Eu defendia que tivessem prévias, que o partido pudesse ouvir todos os diretórios… Até para evitar maior tensão, preferi deixar a sigla”, lembra.

O político, inclusive, aproveitou para reforçar que permanece na oposição. “Mas uma oposição diferente, uma oposição que não é raivosa. Não sou uma figura que ataca por atacar. Até porque, torço para o governo dar certo”, argumenta. Mendanha lembra que não atacou Daniel e Caiado na campanha de 2022. “Posso apresentar crítica do que não deu certo. Falar dos problemas.” 

Patriota

Sobre a sigla em que está atualmente, o Patriota, Gustavo não tem intenção de deixá-lo, neste momento. O partido passa por uma fusão com o PTB e deve se tornar o Mais Brasil, ainda neste mês. 

Questionado se visualiza a possibilidade de compor com a atual gestão estadual, ele explica que não existe essa possibilidade, atualmente. Até porque, ele reforça, foi votado como oposição. “Não quer dizer que em quatro anos não possa dialogar, mas hoje serei oposição responsável, não raivosa.” 

Mendanha diz, ainda, que o foco dele é 2026. “Governo. Mas é uma avaliação a ser feita. Não posso ir só pelo sonho. Vou avaliar.” De acordo com ele, se algo mudar em 2024 – juridicamente falando –, em relação a capital, também irá avaliar. “Se houver possibilidade, vou conversar com meus pares.”

O entendimento jurídico, hoje, é pela impossibilidade de Gustavo Mendanha disputar uma eleição em Aparecida, em Goiânia ou em outras cidades limítrofes, mesmo tendo se desincompatibilizado no ano passado. Destaca-se que o ex-prefeito de Aparecida teve mais de 879 mil votos para o governo, em 2022.

Veja Também