Identidade pode ser solicitada online

Plataforma lançada ontem permite ao cidadão também obter outras informações como certidão de antecedentes criminais

Postado em: 27-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Identidade pode ser solicitada online
Plataforma lançada ontem permite ao cidadão também obter outras informações como certidão de antecedentes criminais

Lucas de Godoi*


A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP) lançou nesta quinta-feira, em seu auditório, nova plataforma do Instituto de Identificação Virtual da Polícia Civil, para o requerimento de registro de identificação e de antecedentes criminais. Os dois serviços já estão disponíveis para a população e pretendem facilitar o acesso a esses documentos. A ferramenta está acessível no site da Secretaria de Segurança Pública, na internet. 

Continua após a publicidade

O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior havia adiantado em entrevista ao O Hoje desta quarta-feira (25) que o projeto seria lançado. “Vamos vir com outra medida interessante, embora menos impactante, mas não menos importante, que é o fornecimento online de documentos, como carteira de identidade e certidão de antecedentes”, falou com exclusividade. 

“Estamos trabalhando para garantir mais praticidade e agilidade ao cidadão”, declarou Irapuan nesta quinta-feira ao explicar que a medida faz parte do programa Mais Segurança, lançado pelo governo de Goiás na última semana. “São serviços com elevado padrão de excelência”, enfatizou o secretario, garantindo a segurança do serviço virtual. 

Por meio da plataforma, é possível solicitar a emissão de documento de identidade, modificar o agendamento, recuperar informações e consultar o agendamento do pedido. Em relação ao atestado de antecedentes criminais, também é possível garantir sua autenticidade e evitar fraudes. Basta verificar sua validade a partir de um código que corresponderá ao número de cada documento.

O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, também destacou a importância da iniciativa, realizada por meio de parceria com o Goiás Biométrico. “É um passo fundamental no sentido de conferir agilidade e evitar burocracias. Esse trabalho beneficia diretamente a população”, afirmou.

Diversas autoridades participaram da solenidade. Entre elas, o delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio André de Morais; a superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos; e a superintendente de Procon, Darlene Costa Araújo; o superintendente de Comando e Controle, tenente-coronel, Francisco de Assis Ramos Jubé; e o gerente do Instituto de Identificação, delegado Deusny Aparecido Filho. (* Especial para O Hoje) 

Veja Também