Lealdade e estratégia pautam apoio de Mendanha a Vilmarzinho

Caso o ex-prefeito entre na disputa de 2026 e termine novamente derrotado, nada o impedirá de fazer o caminho de volta para casa e brigar pela prefeitura de 2028

Postado em: 27-03-2023 às 07h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Lealdade e estratégia pautam apoio de Mendanha a Vilmarzinho
Caso o ex-prefeito entre na disputa de 2026 e termine novamente derrotado, nada o impedirá de fazer o caminho de volta | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Francisco Costa 

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), seguirá firme em sua posição de apoio à reeleição do atual gestor no município, Vilmarzinho Mariano (Patriota). 

Mendanha, por sinal, já afirmou e reafirmou ser um político de grupo e que estará ao lado do prefeito em seu projeto de recondução ao cargo independentemente das mudanças que poderão surgir até o pleito de 2024. 

Continua após a publicidade

Em entrevista recente ao O HOJE, o ex-prefeito se mostrou, inclusive, confortável para apoiar Mariano, ainda que o gestor tenha certas dificuldades para viabilizar a reeleição com tranquilidade. 

“O Vilmar tem mais de 20 anos de vida pública. Ele sai de presidente de bairro para assessor de vereador, vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito. Ele tem todo um trabalho realizado. Ele tem todas as condições, administrativamente e politicamente, de chegar bem e ser reeleito”, avaliou o ex-prefeito. 

Mendanha também não vai atuar como uma pedra no sapato de Vilmarzinho no que diz respeito a uma possível aproximação com o governo Ronaldo Caiado (União Brasil) de olho na eleição que se avizinha. 

É válido rememorar que Vilmarzinho chegou ao poder quando seu aliado, Gustavo Mendanha, deixou a prefeitura para enfrentar justamente o atual governador nas urnas. Ao passo em que o movimento levou Vilmarzinho, naturalmente, para o time de Mendanha, levou também Daniel Vilela para a base do governo, afastando, assim, os irmãos ‘inseparáveis’ Gustavo e Daniel. 

Apesar disso, Mendanha não deve se opor aos planos de Vilmarzinho em caminhar ao lado não só de seu principal adversário político como também de seu ex-irmão. O político quer, de fato, a reeleição de Vilmar e trabalhará por isso. 

Interlocutores próximos a Mendanha disseram ao O HOJE que a decisão do ex-prefeito foi tomada pela lealdade em relação a Vilmarzinho, mas também por estratégia. 

Quanto ao primeiro fator, é incontestável. Mendanha já provou ser fiel a seus aliados, ainda que o preço seja caro. Quanto ao segundo, que passa pela questão estratégica, um dos aliados consultados pela reportagem explicou: “Qualquer liderança que terminasse eleita no lugar de Vilmarzinho em 2024 disputaria a reeleição em 2028. Isso não seria um bom negócio para o Mendanha, ainda que não dispute em 2028 ele com certeza trabalhará para construir uma liderança que possa chamar de ‘sua’”. 

O ex-prefeito ainda estuda qual cargo irá disputar em 2026. Uns falam que governo, outros, senado. Mendanha, porém, já disse em entrevista que o auto-avalia como um político com perfil mais voltado para o Executivo. Ou seja, caso ele entre na disputa de 2026 e termine, de novo, derrotado, nada o impedirá de fazer o caminho de volta para casa e brigar pela prefeitura de 2028. Ainda que espere triunfar em 2026, sagaz que é, certamente trabalhará para deixar o caminho de volta minimamente pavimentado.

Porém, caso os planos para 2026 deem certo, as mesmas fontes afirmam que Mendanha poderá trabalhar para construir uma nova liderança no município. Trata-se, segundo os interlocutores, de Mayara Mendanha, a esposa do ex-prefeito. Jovem, ela é tida como uma personalidades com pré-requisitos suficientes para alcançar o protagonismo político aparecidense, em especial, tendo Mendanha, um político quisto, como alicerce. O tempo dirá.

Veja Também