Lewandowski deve antecipar aposentadoria do STF para pouco depois da Páscoa

O ministro teria avisado, em conversa reservada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá indicar seu substituto

Postado em: 28-03-2023 às 18h45
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lewandowski deve antecipar aposentadoria do STF para pouco depois da Páscoa
O ministro teria avisado, em conversa reservada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá indicar seu substituto. | Foto:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deve antecipar sua aposentadoria para pouco depois do feriado da Páscoa. O ministro teria avisado, em conversa reservada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá indicar seu substituto.

Havia pedidos de ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que Lewandowski ficasse até 11 de maio, seu aniversário de 75 anos. Ele deve enviar, até o fim de semana, um ofício formalizando o pedido de aposentadoria.

No último encontro entre o ministro e Lula, na semana passada, o Lewandowski homologou o acordo entra União e o estado Pernambuco para a gestão compartilhada do arquipélago de Fernando de Noronha. A homologação ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco.

Continua após a publicidade

Agora, com a aposentadoria do ministro, Lula deverá antecipar a indicação de seu sucessor. Lewandowski não economiza elogios ao jurista e professor Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi Secretário-Geral da Presidência do STF e do TSE e é pós-doutor e doutor em Direito Constitucional pela USP.

Lula, por sua vez, tem elogiado o seu advogado Cristiano Zanin. Porém, tanto no Palácio do Planalto quanto no Congresso Nacional, interlocutores do presidente avaliam o custo político de uma indicação de Zanin para a primeira vaga.

Veja Também