Centro-direita e direita aproveitam ‘patinadas’ de Lula para construir cenário de 2024 e 2026

Esse é o caso do Progressistas, de Ciro Nogueira, do PL do mandatário Valdemar Costa Neto, e do PSD, comandado por Gilberto Kassab

Postado em: 29-03-2023 às 10h55
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Centro-direita e direita aproveitam ‘patinadas’ de Lula para construir cenário de 2024 e 2026
Esse é o caso do Progressistas, de Ciro Nogueira, do PL do mandatário Valdemar Costa Neto, e do PSD, comandado por Gilberto Kassab | Foto: Reprodução/Twitter

Partidos de direita e centro-direita, sejam bolsonaristas ou não, aproveitam as “patinadas” do governo Lula nas questões econômicas para se firmar como alternativa em 2026.

Esse é o caso do Progressistas, de Ciro Nogueira, e do PL do mandatário Valdemar Costa Neto, como mostrado na Coluna Xadrez desta quarta-feira (29/3), assinada pelo jornalista Wilson Silvestre. Ambos afiam as armas políticas para ‘fazer bonito’ na disputa presidencial.

Mas quem mais tem apontado é o PSD, comandado por Gilberto Kassab. Ele já avisou aos presidentes regionais, entre eles o de Goiás, Vilmar Rocha, que o PSD tem dois nomes à disposição para disputar a vaga de Lula em 2026.

Continua após a publicidade

O primeiro deles, óbvio, Tarcísio de Freitas. O outro é o govenador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, conhecido como Ratinho Júnior. No caso de Ratinho, ele não poderá disputar mais o governo e se mantiver guardado na ‘tulha’ o acervo político acumulado até agora, entra na lista de favoritos.

E as movimentações no cenário nacional impactam na política goiana. Isso porque governador Caiado precisa de maior interlocução no governo de Lula, e o PSD, como ‘queridinho’ do Planalto, pode atuar nesta interlocução por meio de Vilmar.

Além disso, ao embarcar no governo Caiado, o PSD busca meios para ampliar suas lideranças no interior, um tanto desidratadas na última eleição para prefeitos e vereadores. Nunca é demais lembrar que Ronaldo Caiado está na fita presidencial.

Você confere ainda, na Coluna Xadrez:

 

Prefeitos e as emendas Pix

“Até prova o contrário, o governo do presidente Lula, segundo o ministro Alexandre Padilha [de Relações Institucionais], garante que as “emendas pix” vão cair direto nos cofres das prefeituras”, resume o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite. Ele participou nesta terça-feira (28) da abertura da “Marcha dos Prefeitos” em Brasília. As “emendas pix” de  R$ 1,5 bilhão aprovadas pelo Congresso serão liberadas de imediato.

Diálogo federativo

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) garantiu aos prefeitos que o diálogo entre União, estados e municipais deve ser constante e que será intensificado na nova gestão do presidente Lula.

Sobrou para Jovair

A crise instalada entre o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e a Câmara de Vereadores, pode sobrar para o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos). Entre vereadores abespinhados com o Paço, o secretário é chamado de ‘Jovair Rolando Lero’.

Só promessas

É que, segundo um deles disse à Xadrez, Jovair conversa, acerta um acordo “e o chefe de gabinete, José Firmino vai ao prefeito e veta”. O auxiliar de Rogério tem sido o nome mais mencionado entre as Excelências da Câmara.

Bom para Cristalina

O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto garantiu ao deputado Wilde Cambão e prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato que obra da GO-309 já está em fase de licitação. Esta GO liga Cristalina a Unai, Minas Gerais e beneficia o escoamento de produção e turismo.

Piso da enfermagem

Um tema que preocupa os prefeitos, principalmente municípios de pouca arrecadação, é o piso de enfermagem mesmo com a garantia de subsídio para ajudar a pagar os profissionais. As Santas Casas acham insuficiente.

Clique aqui e confira a edição completa do jornal O Hoje desta terça (29/3).

Veja Também