Congresso instala comissões para analisar MPs do governo Lula

A instalação acontece após semanas de impasse

Postado em: 11-04-2023 às 16h26
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Congresso instala comissões para analisar MPs do governo Lula
A instalação acontece após semanas de impasse. | Foto: Sérgio Lima/Poder360

O Congresso instalou, nesta terça-feira (11/4), três comissões mistas para analisar medidas provisórias (MPs) editadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A instalação acontece após semanas de impasse.

Senadores, porém, apontam “boicote” de deputados que driblaram o comparecimento para evitar quórum — número mínimo de parlamentares.

De acordo com esses senadores, não houve cumprimento do acordo firmado para a instalação de colegiados mistos. Com atraso, os grupos foram instalados após a chegada de deputados para cumprir o número mínimo do quórum.

Continua após a publicidade

A comissões devem analisar, ao longo das próximas semanas, a reorganização da Esplanada dos Ministérios, recriação do programa Minha Casa, Minha Vida, e recriação do Bolsa Família.

Durante a instalação, foram definidos o presidente das comissões e o relator das matérias, além da composição dos grupos, formados por 12 deputados e 12 senadores. O Congresso tem até 120 dias para analisar e votar as medidas para que elas não percam a validade.

Veja Também