Ainda é incerto qual caminho Vitor Hugo deve disputar no pleito de 2024

Ex-deputado federal e ex-candidato ao governo, Major Vitor Hugo pode disputar Goiânia ou Anápolis

Postado em: 12-04-2023 às 07h56
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Ainda é incerto qual caminho Vitor Hugo deve disputar no pleito de 2024
Ex-deputado federal e ex-candidato ao governo, Major Vitor Hugo pode disputar Goiânia ou Anápolis | Foto: Divulgação

Ainda não existe uma pesquisa qualitativa ou quantitativa que possa aferir a influência do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que voltou dos Estados Unidos recentemente depois de ter viajado ao País pouco antes de ter de passar a faixa ao petista Lula da Silva, nas eleições municipais.  

Mesmo assim, existe uma movimentação do grupo fiel de apoio a Bolsonaro para construir uma força política nas eleições do ano que vem. Enquanto que em Goiânia o nome do deputado federal Gustavo Gayer (PL) tem sido ventilado para concorrer à Prefeitura, em Anápolis pode contar com o nome do ex-deputado federal e ex-candidato derrotado ao governo, Major Vitor Hugo, também do Partido Liberal. Ele preside a sigla em Goiás 

Por outro lado, fontes ouvidas pelo jornal O Hoje acrescentam que há grande chance de o próprio Vitor Hugo concorrer à Prefeitura de Goiânia para garantir a oposição acirrada de Gayer na Câmara Federal. Embora mantenha o respeito com Anápolis, dizem interlocutores, Vitor Hugo prefere disputar o Paço da Capital, enxergando um futuro promissor na política goiana. Pelo menos é o que garante uma fonte do PL goiano. A informação foi confirmada com outro nome importante do partido. 

Continua após a publicidade

De qualquer forma, nos bastidores, prega-se caminhos diferentes de Gayer e Vitor Hugo. Reportagem do jornal O Hoje na edição desta segunda-feira, dia 10 de abril, trazia a expectativa de o atual deputado federal Gayer disputar o Paço, ao mesmo tempo que Vitor Hugo iria para Anápolis. 

A legenda do qual Vitor Hugo e Gayer são filiados está intrinsecamente ligada ao nome de Jair Bolsonaro. Eleito pelo PSL, que, com a fusão com o DEM, se transformou em União Brasil, Bolsonaro deixou a sigla da qual foi eleito em 2021 para filiar-se ao PL, para disputar a reeleição.

Agora, de olho nos resultados positivos do pleito passado para o Congresso Nacional – 14 senadores eleitos e 99 deputados federal, transformando o PL de Bolsonaro como maior bancada.

 Enquanto Gustavo Gayer foi, em Goiás, o segundo parlamentar para a Câmara Federal mais bem votado – a jornalista Silvye Alves, pelo União Brasil, foi a melhor colocada -, o partido respira fundo, construindo uma positiva oposição, para a sigla, ao governo petista. 

O otimismo quanto à expectativa de resultados em prefeituras de todo o Brasil, e, especificamente em Goiás, tem a ver com o pleito passado, mesmo que Bolsonaro tenha perdido, por pouco mais de 2 milhões de votos, para Lula. 

Vale lembrar que o deputado federal mais bem colocado entre os eleitos é o mineiro e jovem de 26 anos Nikolas Ferreira. Oriundo de Belo Horizonte, Ferreira teve 1,47 milhão de votos. É o terceiro deputado mais votado da história da Câmara, atrás dos deputados Eduardo Bolsonaro (filho do ex-presidente Jair Bolsonaro), com 1,84 milhão de votos, em 2018, e Enéas Carneiro, que, lá em 2002, chegou a  1,57 milhão de votos.

Por isso, ainda existe uma expectativa expectante sobre nomes que podem chegar a resultados positivos entre bolsonaristas. E, claro, em um pleito em Anápolis, onde o atual prefeito, Roberto Naves (PP), ainda não definiu um sucessor, o ex-deputado federal Major Vitor Hugo pode ser um opositor que pode ser um empecilho ao atual mandatário, cuja mulher, a primeira-dama, Vivian Naves, foi eleita deputada estadual no pleito passado, com 38 mil votos. 

Veja Também