MPF defende revogação da prisão de Anderson Torres, com cumprimento de medidas cautelares

Torres está preso desde o dia 14 de janeiro por suposta omissão durante os atos terroristas de 8 de janeiro

Postado em: 17-04-2023 às 16h57
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: MPF defende revogação da prisão de Anderson Torres, com cumprimento de medidas cautelares
Torres está preso desde o dia 14 de janeiro por suposta omissão durante os atos terroristas de 8 de janeiro. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a revogação da prisão do ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, com o cumprimento de medidas cautelares. Torres está preso desde o dia 14 de janeiro por suposta omissão durante os atos terroristas de 8 de janeiro.

Em manifestação enviada ao STF, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, afirmou que a prisão de Torres pode ser substituída por medidas menos gravosas, como:

  • uso de tornozeleira eletrônica
  • proibição de deixar o DF
  • proibição de ter contato com os demais investigados
  • ficar afastado do cargo de delegado de Polícia Federal

Entenda

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres foi preso na manhã do último dia 14 de janeiro pela Polícia Federal. A prisão ocorreu após ele desembarcar em Brasília, vindo dos Estados Unidos. O ministro foi levado para o 4º batalhão da Polícia Militar no Guará, região administrativa da capital federal.

Continua após a publicidade

A prisão do ex-ministro foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após os atos terroristas em Brasília, em 8 de janeiro. Torres é acusado de ser conivente e omisso na situação, não preparando um esquema capaz de proteger os Poderes contra os ataques, mesmo com a informação de que eles poderiam ocorrer.

O ministro havia sido nomeado por Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF que foi afastado do cargo pela Justiça após atos terroristas de bolsonaristas em Brasília.

Veja Também