José Eliton destaca ação da Segurança Pública

Governador falou sobre a atuação das forças policiais em solenidade de repasse de veículos e outros equipamentos para o Corpo de Bombeiros

Postado em: 12-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: José Eliton destaca ação da Segurança Pública
Governador falou sobre a atuação das forças policiais em solenidade de repasse de veículos e outros equipamentos para o Corpo de Bombeiros

O governador José Eliton destacou nesta sexta-feira (11) o trabalho da Secretaria de Segurança Pública, sob o comando do ex-governador Irapuan Costa Júnior. “Irapuan tem feito extraordinário trabalho em favor da segurança” disse, citando como exemplo os resultados da investigação das explosões de bancos em Ipameri, com identificação do grupo criminoso, prisão de um de seus integrantes e apreensão de joias roubadas. “Essa é a melhor resposta que nós damos àqueles que querem se aproveitar de ações para fazer proselitismo e bravatas de natureza eleitoral. A resposta que nós damos é o trabalho”, discursou José Eliton.

O governador falou durante solenidade de entrega ao Corpo de Bombeiros de duas caminhonetes, 20 conjuntos desencarceradores, dois cilindros, duas ferramentas para corte de concreto, cinco ferramentas combinadas, 427 conjuntos de combate a incêndio e 185 capacetes para incêndio. O investimento é de R$ 4,6 milhões. A entrega dos benefícios foi, segundo o governador, mais um passo no ciclo de modernização das seguranças públicas em Goiás.

Continua após a publicidade

Materialização

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, o coronel Márcio Morais falou sobre a importância dos benefícios para a corporação. “O governador José Eliton disse, ao tomar posse, que os pilares de sua administração seriam amor, trabalho e dedicação e que seria um governo para o povo. Essa solenidade é a materialização dessas palavras. Nós, bombeiros, defendemos a vida e os bens sociais. A alta tecnologia é uma aliada fundamental para que as nossas atividades sejam realizadas com eficiência, agilidade e segurança e o governador está contribuindo fortemente para isso”, declarou o comandante-geral. De acordo com o coronel, os equipamentos entregues pelo governo de Goiás vão beneficiar, também, outras 41 unidades do Corpo de Bombeiros.

Secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior disse “que está satisfeito por ter aceitado um convite para trabalhar para um governo correto, eficiente, moderno e impulsionado pela capacidade de José Eliton. Minha palavra, hoje, é de satisfação”, resumiu.

Participaram da solenidade os deputados federais Flávia Morais e Marcos Abrão e o deputado estadual Nédio Leite; além dos prefeitos Gil Tavares (Nerópolis); Carlão da Fox (Goianira); Daniela Vaz (Ipameri); Divino Lemes (Senador Canedo), entre outras autoridades.

Mais investimentos

Em janeiro deste ano, o governo inaugurou o quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Com 2,6 mil metros quadrados, teve custo total de R$ 7,3 milhões. Foi financiado pelo Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do CBMGO (Funebom).

Este ano também foi realizada a reforma nas instalações dos quartéis de Morrinhos e de Inhumas, que proporcionou melhorias nas instalações físicas, trazendo mais conforto aos bombeiros militares e maior operacionalidade nas ações desenvolvidas.

O governo, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), vem investindo constantemente no reforço de recursos materiais e humanos do Corpo de Bombeiros. 

Governador anuncia Batalhão de Terminal para Aparecida de Goiânia 

O governador José Eliton estendeu o programa Batalhão de Terminal para o sistema de transporte coletivo de Aparecida de Goiânia. Eliton fez questão de presentear a cidade no dia do seu aniversário de 96 anos. O governo de Goiás vem realizando grandes investimentos no município. 

José Eliton esteve no Terminal Araguaia, em Aparecida de Goiânia, nesta sexta-feira, ponto de partida da expansão do programa Batalhão de Terminal. “Hoje já começou aqui para termos policiamento 24 horas, em todos os terminais, no momento em que a população utiliza o transporte coletivo para se dirigir à escola, ao trabalho ou para retornar à sua casa. Esse é o nosso objetivo, dar segurança a toda a população, isso é Goiás avançando sem parar”, disse o governador às pessoas que estavam no terminal de ônibus.

“Parabéns ao governador por estar trazendo mais segurança a nós, usuários do transporte coletivo de Aparecida de Goiânia”, disse a recepcionista Elita Guimarães (56 anos), para quem a sensação de descer do ônibus e deparar-se com os policiais militares “é uma maravilha”. Ela relatou que quem depende de ônibus para se dirigir ao trabalho ou à escola, “estava mesmo precisando de mais segurança”.

O Batalhão de Terminal e o Viagem Mais Segura fazem parte de um pacote de medidas anunciado pelo governador José Eliton, por meio do programa Mais Segurança, que visa garantir a tranquilidade de quem utiliza o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. “Nós já tivemos 80% de redução de ocorrências nos terminais da capital”, atestou o governador.

No interior dos terminais, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), a Polícia Civil vai investigar crimes cometidos contra usuários do transporte coletivo, além de mapear agressores ou grupos criminosos que atuam nesses locais, também com a instalação de câmeras de vigilância. A ideia é reforçar a interação entre polícia e comunidade.

Também faz parte do programa Mais Segurança, a promoção de 500 policiais, a nomeação de aprovados em concurso público e a realização de certames para contratação de 100 delegados e modernização de procedimentos. 

Goiás na Frente terá prestação de contas 

Com a participação do governador José Eliton, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) irá realizar no próximo dia 15, o primeiro Simpósio de Prestação de Contas do Programa Goiás na Frente. O evento terá a função de orientar os prefeitos, bem como suas equipes, a prestar contas adequadamente dos recursos do programa Goiás na Frente.

“A correta prestação de contas vai propiciar mais agilidade no pagamento dos recursos aos municípios, liberando as demais parcelas o mais rápido possível”, esclarece o governador.

“É importantíssimo que o recurso chegue ao município. Mas, tão importante quanto, é que o gestor tenha consciência de que precisa prestar contas, a fim de garantir a lisura e a continuidade do processo. Como parceiro da Segov e do governo do Estado, quero pedir que todos os prefeitos venham com suas equipes, para que recebam todos os esclarecimentos necessários para uma excelente prestação de contas, bem como estejam a par das conseqüências de uma má prestação”, detalha o palestrante e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim de Castro.

Para a gestora do Sistema de Convênios (Sigecon) da Segov, Chiara Paranhos, é fundamental que os prefeitos e suas equipes participem do evento, “objetivando dar celeridade à prestação de contas das parcelas do Goiás na Frente, agilizando o recebimento dos próximos recursos. Eu e o Peterson vamos falar sobre o sistema Sigecon, que garante celeridade e transparência aos convênios firmados com o governo do Estado. Quem ganha com isso é o município e sua população, que recebe os investimentos com maior transparência e rapidez”, destacou.

O engenheiro do Núcleo de Obras e Serviços de Engenharia da SED, Leonardo Fernandes, pontua que é fundamental que os gestores municipais tenham conhecimento de quais são as responsabilidades fiscais do governo do Estado em relação aos convênios firmados. “Vamos deixar claro quais são os procedimentos a serem seguidos para o bom cumprimento da execução das obras, logo após o término do processo licitatório dos municípios”, explicou.

A palestrante Ana Paula de Araújo Rocha, gerente de Fiscalização do TCE-GO, vai apresentar os conceitos da tomada de contas especial. 

Praça Cívica terá várias atividades em homenagem ao Dia das Mães 

O governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), preparou uma sério de atrações para este sábado (12), a partir das 16 horas na Praça Cívica, em homenagem ao Dia das Mães. Intitulado de Mães Harmonia, o evento contração com apresentações artísticas e culturais, brincadeiras, oficinas e apresentações que vão proporcionar diversão e entretenimento. Apraça receberá grupos de danças urbanas, balé infantil, corais e orquestras do Itego em Artes Basileu França, que farão exibições integradas para interagir com o público.

O governador José Eliton e a primeira-dama Fabrina Müller, também presidente de honra da OVG, participam das atividades a partir das 17 horas. A ideia é articular as atrações visando uma dinâmica movimentada e alegre no conjunto da programação definida para festejar a data. Alunos e professores das Artes Visuais do Basileu França farão momentos de interação com o público, através de oficinas e painéis pintados na hora, em que a população poderá escrever mensagens dedicadas às mães, que serão presenteadas com rosas durante a festa.

No local haverá ainda uma feira de food trucks e brinquedos para as crianças, bem como corte de cabelo e maquiagem de graça, além de distribuição de kits de enxoval para bebês às gestantes. 

Veja Também