Lula precisa do apoio de Caiado e do UB nas votações

Caiado não é sectário e cultua o diálogo como ferramenta política

Postado em: 18-04-2023 às 22h57
Por: Wilson Silvestre
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula precisa do apoio de Caiado e do UB nas votações
Caiado não é sectário e cultua o diálogo como ferramenta política. | Foto: Secom

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teoricamente comanda os 173 deputados do ‘blocão’ formado pelo União Brasil, PP, PSB, PDT, Avante, Patriota, PSDB, Cidadania e Solidariedade. No entanto, lideranças mais atentas acreditam que o fiel da balança passa a ser o União Brasil, afinal, tem três ministérios no governo e quatro governadores. Isto tem peso numa votação importante no Congresso, afinal, é nos Estados que o País real vive.

Nessa equação política, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é uma soma importante para o presidente Lula, mesmo Caiado sendo de direita, mas, sobretudo, um republicano que exercita o gosto pela pluralidade de ideias, portanto, sua influência no partido tem peso. Soma-se a essa qualidades o respeito de inúmeros partidos, incluindo os de esquerda.

Caiado não é sectário e cultua o diálogo como ferramenta política, por isto Lula quer conversar mais com o goiano. O presidente sabe que Caiado trabalha para viabilizar sua candidatura a presidente em 2026, mas não será obstáculo na discussões de temas importantes para o País. Assim que Lula entregar a proposta de Reforma Tributária ao Congresso, a caixa de abelhas africanas será aberta.

Continua após a publicidade

É nesse momento que lideranças como Ronaldo Caiado entram em cena, afinal, conservadores e a direita ditam o ritmo das votações. Caiado é um calejado nos embates de ideias e conceitos, trincheiras das quais nunca recuou.

Veja Também