Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Secretária do Entorno ouviu prefeito e agora garante buscar recursos

Reunião ocorreu na casa da ex-ministra Flávia Arruda em Brasília e contou com a presença de titulares da gestão Caiado e prefeitos do Entorno

Postado em: 19-04-2023 às 08h10
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretária do Entorno ouviu prefeito e agora garante buscar recursos
Reunião ocorreu na casa da ex-ministra Flávia Arruda em Brasília e contou com a presença de titulares da gestão Caiado e prefeitos do Entorno | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ex-ministra Flávia Arruda abriu as portas da sua casa, em Brasília, para receber a secretária do Entorno do Distrito Federal Caroline Fleury, o secretário de Infraestrutura Pedro Sales e a de Economia, Selene Peres, além de prefeitos da região. 

Foi o primeiro encontro de Fleury, desde que assumiu sob protesto de prefeitos, com chefes de executivo municipal do Entorno. O local não poderia ser outro, já que foi Flávia Arruda quem indicou Caroline para assumir a pasta, que tem a missão de interligar os interesses do Entorno junto ao governo estadual.

Um dos prefeitos que participaram do encontro, o Delegado Cristiomário, de Planaltina de Goiás, ficou entusiasmado com o tom da conversa. “Foi tranquilo. Cada prefeito apresentou demandas da sua cidade. E a gente percebeu que foi uma demonstração boa do governador de mandar para perto, em Brasília, os seus secretários, para ouvir a gente. A própria criação da secretaria mostra esse comprometimento”, comentou ele. 

Continua após a publicidade

De olho no pleito do ano que vem, quando disputa a reeleição, o prefeito apresentou algumas demandas bem específicas para o município, como o envio de mais policiais à cidade. “Formosa recebe bem mais do que a gente. E a nossa cidade já tem quase a população de lá, e ainda mais ocorrências policiais. Precisamos desse olhar”, pede.

Outro assunto mais debatido, aproveitando a presença da galinha dos ovos de ouro do governo, Pedro Sales, foi a necessidade de recuperação asfáltica em todos os municípios do Entorno. “E o Pedro garantiu que vai cumprir”, lembra Cristiomário.  

Já na Segurança Pública, o representante da pasta que também esteve na reunião, disse que vai auxiliar os prefeitos na proximidade com as escolas. “E foi discutido também a questão da inteligência, ou seja, colocar câmeras e melhorar o centro de controle. O projeto é que as cidades colocariam câmeras e a Segurança Pública ia colocar policiais”, conta o prefeito. 

Uma unanimidade da reunião tem a ver com uma das batatas quentes que preocupam os prefeitos: a Saude. “A gente está há quase quatro meses com redução por parte da União. Os municípios precisam de ajuda. As demandas chegam mais no município, com buraco na porta, lâmpada queimada”, comenta Cristiomário. 

Em conversa com a reportagem do jornal O Hoje logo depois do encontro com os prefeitos, a secretária do Entorno, Coraline Fleury, disse que todos saíram satisfeitos. “Eles foram ouvidos e a gente conseguiu entendê-los e fizemos um portfólio das demandas. Ficou claro que eles querem pavimentação. E agora vou atrás de emendas parlamentares. Falar com os deputados do Entorno Sul. Além de estreitar a relação é entender suas demandas”, declara a titular da pasta criada pelo segundo mandato do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). 

A secretária ainda foi perguntada pela reportagem se a presença de Pedro Sales, o chamado supersecretário de Ronaldo Caiado, na reunião, pode facilitar a vida dos prefeitos do Entorno. “Pedi ao Pedro esse foco no Entorno que o próprio governador havia reforçado.  Agora é saber quantas pontes e asfaltos precisamos e entregar ao Pedro e ao governador”, garantiu Caroline. 

Sobre o envio de algumas emendas aos municípios, a secretária acredita que não deve demorar porque são consideradas prioritárias pelo governador. “Essa questão de tapa-buraco é pra ontem. Em paralelo a gente vai insistindo com a União para participar no Consórcio. Em resumo, essa reunião serviu para que a gente traçasse um diagnóstico das necessidades dos prefeitos”, afirma.

Veja Também