Lula é vaiado durante discurso no parlamento de Portugal

Oposicionistas também empunhavam cartazes com as escritas “chega de corrupção” e “lugar de ladrão é na prisão”

Postado em: 25-04-2023 às 10h18
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula é vaiado durante discurso no parlamento de Portugal
Oposicionistas também empunhavam cartazes com as escritas “chega de corrupção” e “lugar de ladrão é na prisão” | Foto: Reprodução

No último dia da visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado durante discurso no parlamento, na manhã desta terça (25/4). Diante de um misto de aplausos e protestos dos parlamentares, oposicionistas também empunhavam cartazes com as escritas “chega de corrupção” e “lugar de ladrão é na prisão”.

O discursso ocorreu em cerimônia que relembrou a Revolução dos Cravos há 49 anos, data em que é comemorada a queda da ditadura de António Salazar em 1974 e que tem um forte apelo no país.

Os protestos iniciaram nas primeiras falas de Lula, em que deputados de oposição também tinham nas mãos placas da bandeira da Ucrânia, sob protesto contra as declarações do petista de que a guerra no leste europeu teria uma responsabilidade compartilhada entre Ucrânia e Rússia.

Continua após a publicidade

Leia também: Governo reforçará combate ao racismo contra brasileiros em Portugal

O presidente da casa, Augusto Santos Silva, cobrou respeito por parte dos deputados e repreendeu que quem quisessem permanecer na sessão plenária deveriam “se portar com urbanidade, cortesia e educação que é exigida de qualquer representante do povo português”.

Apesar disso, os protestos continuaram até o plenário silenciar para a retomada do discurso de Lula. As manifestações repetiram diversas vezes depois ao longo da sessão.

Viagem

A viagem para Portugal foi marcada pela reaproximação diplomática entre os países e assinatura de acordos em diversas áreas, como internacionalização de startups, validação de diplomas de ensinos fundamental e médio e combate ao racismo contra brasileiros que vivem no país europeu.

Após cerimônia na Assembleia da República, Lula e sua comitiva embarcam para Madri, capital da Espanha, último trecho da visita oficial à Europa.

O presidente vai se reunir, ainda nesta terça-feira, com empresários brasileiros e espanhóis. No dia seguinte, está previsto encontro com o presidente do governo, Pedro Sánchez, no Palácio Moncloa, sede do governo espanhol. Lula terá ainda um almoço com o rei Felipe VI, no Palácio Real, antes de retornar ao Brasil.

Leia também: Lula evita responder sobre CPI dos atos golpistas e GSI, durante visita a Portugal

Veja Também